O Colégio D. Diogo de Sousa é o primeiro estabelecimento de ensino – privado – do concelho de Braga no ranking das escolas 2020, baseado nas médias nos exames nacionais. A Escola Secundária Carlos Amarante é a melhor do ensino público.
O D. Diogo surge também em 4.º lugar a nível nacional, com uma média de 17,42 valores.
RANKING CONCELHO DE BRAGA
A classificação das 10 escolas Secundárias de Braga é a seguinte:
Colégio D. Diogo de Sousa (1º lugar) – privado
Colégio João Paulo II (2.º) – privado
Externato Infante D. Henrique (3.º) – privado
Escola Secundária Carlos Amarante (4.º)
Escola Secundária Alberto Sampaio (5.º)
Escola Secundária D. Maria II (6.º)
Secundária Sá de Miranda (7.º),
Externato Carvalho Araújo (8.º) – privado
Escola Secundária de Maximinos (9.º)
E.A. Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (10.º)
RANKING NACIONAL
Na primeira posição do ranking nacional, surge o colégio Efanor, de Matosinhos, destronando o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, que ocupou aquela posição durante seis anos. O colégio é agora o terceiro
Nos primeiros cinco lugares, há apenas uma escola de Lisboa e quatro são do norte do país.
A primeira escola pública só surge na 41.ª posição. Trata-se da Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, à frente da Escola Secundária Infanta Dona Maria, de Coimbra, que já esteve no primeiro lugar.
Para construir o ranking, foram considerados os alunos que em 2020 estiveram na primeira fase dos exames nacionais para fazer as oito provas mais concorridas – ou pelo menos algumas delas.
As notas foram consultadas numa base de dados fornecida pelo Ministério da Educação, numa análise feita em conjunto pelo jornal Público e pela Católica Porto Business School, divulgada em parceria com a RTP.
Depois de alguns testes feitos com a supervisão da universidade, o jornal optou por ordenar no ranking geral as escolas onde se realizaram pelo menos 62 provas, da que teve melhor média de exames para a que se saiu pior.