A Junta da União de Freguesias de Torre e Portel organiza a sua primeira Festa da Broa, uma iniciativa pioneira no Concelho, que irá decorrer este fim-de-semana, dias 22 e 23 de Setembro.
«Amares tem fortes raízes com a agricultura e não é só a laranja que merece ser valorizada. O milho e as suas práticas sempre estiveram presentes junto das nossas gentes, aliás, bem visíveis nas eiras e espigueiros que existem espalhados um pouco por todo o lado», começa por contextualizar o Presidente da Junta, João Manuel Fernandes.
O autarca revela ainda que há «um objectivo mais restrito que passa por pôr as gentes da Torre e de Portela a conviver e a trocar experiências».
A Festa da Broa irá recuperar a forma tradicional de fazer broa e as suas múltiplas alternativas: com chouriço, carne
de porco, sardinha, migas ou bolas. Para isso, haverá fornos que cozinharão o pão no local, que terá uma animação própria e espaços para a venda de produtos e artesanato locais.
ANIMAÇÃO
A Festa da Broa arranca com a actuação dos bombos do CAO da Valoriza. Depois, ainda de manhã, é inaugurada, oficialmente, a requalificação da Junta de Freguesia onde foram criados vários espaços de apoio ao cidadão e que contará com a presença das entidades oficiais.
No fim, é a feira que abre portas bem como os stands de produtos agrícolas, artesanato e vinhos do Concelho.
A noite é animada com a primeira edição do encontro de concertinas.
O Domingo terá uma missa campal dedicada às práticas agrícolas, estando a feira aberta todo o dia com “comes e bebes” disponíveis para todos os participantes. A tarde fica marcada pelo Folclore com a actuação de ranchos do Concelho.
«Queremos que esta seja uma Festa para ficar e marcar o calendário das actividades que se desenvolvem em diferentes pontos do Concelho, noutros meses do ano», refere ainda João Fernandes.
«A nossa ideia é que Setembro seja o mês da Freguesia da Torre e Portela e da sua Festa da Broa», frisa.