O Comando Territorial da GNR de Braga realizou um conjunto de acções no distrito, de 19 a 25 de Agosto, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária, entre outras. Destaque para a sinistralidade rodoviária, onde foram registados 171 acidentes, dos quais resultaram um morto e 61 feridos leves.
Na fiscalização geral foram levantados 54 autos de contra-ordenação, 29 dos quais no âmbito de legislação policial, 15 no âmbito da legislação de protecção da natureza e do ambiente e dez no âmbito do consumo de produtos estupefacientes.
Ao nível da fiscalização do trânsito foram detectadas 895 infracções, destacando-se, 290 por excesso de velocidade, 57 por condução sob o efeito de álcool, 19 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e 11 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.
Durante as operações foram ainda apreendidas 690 doses de haxixe, 1422 peças de roupa, 64 conjuntos de roupa desportiva, 276 pares de calçado, 137 acessórios (malas, carteiras e cintos), seis armas brancas, uma arma eléctrica, uma soqueira e um spray gás pimenta.
No total, a GNR deteve ao longo das acções 26 pessoas em flagrante delito, oito por condução sob o efeito do álcool, oito por condução sem habilitação legal e três por posse e tráfico de estupefacientes.