O “Encontrarte Amares” está de volta para mais uma edição. De 19 a 24 de Julho, a 7º edição do “Encontrarte Amares” volta a transformar o Concelho num “ponto de encontro” de criadores das mais variadas linguagens artísticas. Este ano, contrariamente às edições anteriores, o evento será realizado em vários locais do território concelhio, evocando a «paisagem, os cheiros, as cores e o património para uma discussão poética sobre outras formas e caminhos colectivos». Para além disso, a presente edição do evento «reinventa-se» e vai apostar nas plataformas digitais por forma a divulgar as criações realizadas ao longo do mesmo.
Para Paulo César Silva, presidente do CDRC Amarense, trata-se de um evento «ímpar no concelho. Não e só um encontro de Arte, mas sim um encontro que promove uma colaboração entre os artistas e população, sendo que a Arte não nasce só pela mão do artista, mas sim pela mão de toda a gente».
O Encontrarte Amares foi apresentado esta manhã no Solar das Bouças, em Amares, onde Fernando Almeida, director artístico do evento, notou que sob o “mote” «Viver, criar e celebrar”», foi pensada uma forma de «criar uma narrativa que alie estas palavras. Os cheiros, as sensações e o que representam os espaços».
Também presente na conferência de apresentação do evento, António Ressurreição, responsável do Solar das Bouças, destacou que «as portas estão sempre abertas para este tipo de eventos», deixando ainda presente a mensagem para que todos possam «fluir das vossas produções».
Para o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, «o “Encontrarte” tem feito um trabalho excelente de promocão do concelho, com temas excelentes, com palavras fortes e fundamentais para o artista», sublinhou, acrescentando que os «artistas levam consigo muito do nosso concelho».
«ÁGORAS DE APRESENTAÇÃO»
O Mosteiro de Santo André de Rendufe, Santuário da Nossa Senhora da Abadia, Solar das Bouças, Aldeia do Urjal, Pedreira de Nossa Senhora da Paz e a Delegação de Amares da Cruz Vermelha Portuguesa serão os espaços que vão acolher os artistas e as suas criações ao longo do evento.
ARTISTAS CONVIDADOS
Ao longo de 12 dias (de 12 a 24 de Julho), João Pais Filipe, Ruca Bourbon, José Rosinhas, Paulo Neves, Sarah Klimsch, Carlos Silva, Diogo Santos, Francisco Barbosa e João Abel Mota serão os artistas que irão calcorrear os sete cantos do Concelho por forma a colher encantos e assim produzir as suas obras de Arte. «Será neste acto de imersão e na possibilidade de gerar dinâmicas de empatia entre artista e espaço, que novas propostas artísticas serão criadas».
ORGANIZAÇÃO E PARCEIROS
O “Encontrarte Amares” é organizado pelo CDRC Amarense e tem por objectivo promover a descentralização e democracia cultural enquanto instrumentos de acesso à participação artística.
Esta iniciativa tem como parceiros o Município de Amares; a Direcção Regional da Cultura – Norte; o Instituto Português do Desporto e da Juventude; a Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo; a União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas; Lovers&Lollypops; o Solar das Bouças; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Amares; Confraria da Nossa Senhora da Abadia; Valoriza – Associação de Desenvolvimento Local; Pele – Associação Social e Cultural e a Balleteatro.
Mais desenvolvimentos na edição impressa de Agosto de 2021.