«A melhor sede de Junta de Freguesia do Concelho». A sardinha cada um puxa para a sua brasa, mas a verdade é que a frase proferida pelo Presidente da Junta da União de Freguesias de Torre e Portela não deve andar muito longe da realidade. No fim-de-semana que marca a primeira edição da Festa da Broa, o executivo liderado por João Fernandes inaugurou uma infra-estrutura «depois de profundas obras de remodelação. Todas as casas ao fim de uns anos precisam de obras e a nossa Junta estava a precisar de uma intervenção».
Com uma nova entrada e recepção, o espaço tem, ainda, uma área para as crianças da Freguesia com respectivo refeitório, salas para exposições e eventos e uma nova sala de reuniões. Presente na abertura, o Presidente da Câmara de Amares saudou a obra: «é a tua Junta e por isso é sempre a melhor. Esta está mais bonita e com mais dignidade. Vocês criaram melhores condições para que os cidadãos possam ter um melhor atendimento e melhores serviços».
Festa da Broa
A inauguração coincidiu com a abertura oficial da primeira edição da Festa da Broa que irá decorrer durante o fim-de-semana. «É uma iniciativa pensada há um ano, que só foi possível concretizar com a ajuda de um conjunto de pessoas e da Câmara Municipal que nos ajudou muito na parte logística», referiu João Fernandes que deixou um agradecimento especial aos expositores que, no local, mostram o melhor que se faz no Concelho e na região.
«É importante não esquecer as tradições, o nosso passado», acrescentou Manuel Moreira. «As Juntas de Freguesias têm esta função de estarem presentes e preservarem as práticas culturais e históricas. Não se gera nada nos gabinetes e é função dos políticos fazer actividades que orgulhem o povo, como é caso desta». O autarca deixou ainda críticas aos que «estão sempre do contra, sempre a criticar, esses nunca chegarão a ser poder».
Também o padre da Freguesia, Serafim Fernandes, aproveitando uma frase que leu, interveio para lembrar que «mais vale um pedaço de pão em paz do que um grande banquete em guerra. O pão simboliza todo o alimento». A noite é preenchida com concertinas e amanhã, para além da missa campal, há folclore com grupos do Concelho.