A Universidade do Minho e a Comissão Fulbright assinaram um protocolo de cooperação, com a designação de “Fulbright Award in Law”, que contempla a vinda de docentes e investigadores americanos ao abrigo do Programa Fulbright. Com este acordo de mobilidade, um contingente de professores americanos colaborará com a Escola de Direito da UMinho (EDUM) na realização de atividades de lecionação e investigação no âmbito do Direito, especificamente em Teoria Jurídica e Jurisprudência.
O protocolo agora assinado, estabelecido por três anos, executar-se-á nos anos lectivos 2019/2020 a 2021/2022. Na cerimónia de formalização do acordo, em que estiveram presentes João Queiroz, presidente do conselho directivo da Comissão Fulbright, e Otília Macedo Reis, directora executiva, a UMinho foi representada por Cristina Dias, vice-presidente da EDUM.
A Comissão Fulbright foi criada em 1960 por acordo diplomático assinado entre o Governo português e o Governo dos Estados Unidos da América (EUA) e administra em Portugal o Programa Fulbright de intercâmbio educacional. Em 2015 foi assinado e entrou em vigor um novo acordo que veio contribuir para o reforço da cooperação nas áreas da educação e da ciência entre os dois países, no âmbito da actividade da Comissão Fulbright.