Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
SAÚDE

SAÚDE -
Unidade Local de Saúde de Braga reforça aposta no digital e na telessaúde

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga promoveu ‘Dia Digital e Telessaúde’, uma iniciativa realizada em colaboração com a SPMS – Serviço Partilhados do Ministério da Saúde, que marcou o arranque oficial da nova fase da estratégia de transição digital da instituição.

O evento decorreu no Hospital de Braga e constituiu um momento privilegiado de partilha e capacitação digital, tendo reunido mais de 350 participantes, entre os membros do Conselho de Administração da ULS Braga, coordenadores da SPMS, bem como diversos intervenientes do setor da saúde digital.

Entre os desenvolvimentos estruturantes anunciados destaca-se o início da implementação do SONHO V2, o novo sistema de cuidados de saúde hospitalares que irá substituir o atual sistema informático global em uso na instituição. Em paralelo, a ULS Braga dará também início à implementação do SClínico, o sistema de registos clínicos que permite a uniformização e partilha eficaz e segura da informação clínica entre os cuidados de saúde hospitalares e primários, promovendo uma visão integrada e contínua do percurso do utente no sistema de saúde.

Durante o evento foi ainda apresentada a Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC), a estrutura interna que ficará responsável pela coordenação e acompanhamento de todas as iniciativas de transição digital na ULS Braga. “A CLIC foi criada para garantir que a ULS Braga considera os objetivos da Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde (ENESIS) na sua Estratégia de Gestão, integrando as respetivas iniciativas e incorporando as boas práticas do eSIS. Esta comissão coordenará as atividades dos diferentes serviços envolvidos, atribuindo responsabilidades locais claras para o cumprimento dos objetivos definidos”, enalteceu Lúcia Cerqueira, vogal executiva do Conselho de Administração da ULS Braga.

Américo Afonso, Presidente do Conselho de Administração, realça que este momento representa um marco determinante na história da instituição. “Abrimos as portas a uma nova era, mais digital, mas também mais integrada, mais disruptiva e mais centrada nos utentes. A ULS Braga está em melhoria contínua, dedicada à inovação e à transformação digital, e este evento demonstra a nossa vontade, determinação e capacidade de liderar a mudança no Serviço Nacional de Saúde”, reitera.

Américo Afonso fez ainda questão de reconhecer o empenho de todo o Conselho de Administração, sublinhando que “a mobilização em tempo recorde para preparar o arranque oficial da transição digital da ULS Braga, com enorme dedicação, visão estratégica e sentido de missão, são sinais claros do compromisso impresso neste projeto”.

Esta nova fase da transição digital da ULS Braga mereceu a criação de uma identidade visual própria, a ULS Beta, uma submarca da ULS Braga dedicada à inovação e transformação digital. Inspirada no conceito ‘versão beta’, imprime a ideia de melhoria contínua dos seus procedimentos. A letra B surge num formato de rede que une 46 nós interligados entre si, representando cada unidade da ULS Braga e espelhando a integração de cuidados reforçada pela rede informática.

“Com este passo, a ULS Braga reforça o seu compromisso com a modernização dos cuidados de saúde, investindo numa transição digital sólida, sustentada e orientada para a excelência no serviço prestado à população da região de Braga”, refere a ULS.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS