A aldeia do Urjal, em Seramil – Amares, desperta por entre a neblina matinal e um frio próprio da serra. Os fogareiros e a lenha a arder aquecem o ambiente e os habitantes locais prometem mais um dia em cheio na 6ª edição da Urjalândia, onde se vive este fim-de-semana um ‘Natal Sustentável’.
Logo pela manhã, a partir das 10h00, realiza-se a caminhada pelo trilho do Urjal. Em simultâneo, arrancam as dinâmicas no slide, os jogos tradicionais, a exposição de aves de rapina, os passeios a cavalos e o ‘Mercado de Produtos Locais’.
BOLO-REI DE LARANJA ‘GIGANTE’, BOMBOS, CONCERTINAS ER FOLCLORE PELA TARDE
O dia vai ser cheio e em cheio, com animação – no período da tarde – pelos ‘Bombos Animares’, as concertinas pelo grupo ‘Charlô & Amigos’, os palhaços e a atuação do rancho folclórico da Casa do Povo de Amares.
Às 16h00, é servido o bolo-rei de laranja gigante.
Com transporte contínuo gratuito entre a zona baixa de Seramil e a aldeia do Urjal, os visitantes devem vir preparados para o ‘festim de sabores’. É que poderão degustar as sopas de outros tempos, o vinho quente com mação da porta da loja e mel, a chouriça assada e a broa de milho, regados com o ‘verde da terra’.
Em dia de romaria, não pode perder a oportunidade para vaguear por entre as ruas estreitas e visitar as adegas tradicionais nas casas dos 21 habitantes da típica aldeia minhota.
[email protected]