É de memórias e de recriação de atividades ancestrais que se faz mais uma edição da Urjalândia, na aldeia do Urjal, em Seramil, Amares, onde se vive um ‘Natal sustentável’ este fim-de-semana. Esta tarde, já muitos curiosos tiveram oportunidade de recuar ao passado e vivenciar algumas experiências que nos remetem ara o tempo dos nossos avós.
O teatro de rua, a demonstração de aves, a música natalícia e os presépios são alguns dos condimentos do evento, que junta a particularidade de poder degustar alguns dos sabores únicos dos saberes ancestrais, das queimadas nas adegas, as sopas tradicionais, o vinho quente com maçã da porta da loja, os enchidos e muito mais, fruto da produção local.
Existe ainda os licores e as compotas, os crepes e a aletria, entre outros doces da época.
NOITE ILUMINADA COM DEGUSTAÇÕES E CANTIGAS NAS ADEGAS
Esta noite, a organização promete um ambiente diferente. As ruas vão estar mais iluminadas, com cores e tons especiais. Mas há ainda a oportunidade de ouvir as tunas nas adegas, tasquinhas e nas casas dos 21 habitantes locais.
Em ambiente minhoto, os fogareiros e a lenha a arder aquecem o ambiente e juntam-se as concertinas e as rusgas.
DOMINGO COM BOLO DELARANJA GIGANTE
O período festivo de fim-de-ano no Urjal, proporciona ainda desportos radicais, passeios a cavalo e uma caminhada até ao baloiço no alto da serra, a realizar na manhã de domingo.
Destaque ainda para a parada de Natal e o já habitual momento de degustação do bolo de laranja gigante, a que se juntam ainda teatro de rua e observações astronómicas noturnas.
AMBIENTE TÍPICO
Com uma decoração típica do Natal do Minho, não faltarão ainda as atuações musicais, os presépios e a presença do Pai Natal.
Esta iniciativa, que cumpre a sua sexta edição, é um projeto da Junta da União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, em parceria com o município de Amares.