AMARES

AMARES -
Urjalândia está de volta e vai recriar os sabores e as tradições da aldeia do Urjal

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O lugar do Urjal, onde habitam 24 pessoas, no alto de Seramil, em Amares, volta a transformar-se em aldeia de Natal sustentável, no fim de semana, com nova edição da Urjalândia, que pretende viajar até ao passado para recriar os sabores e os costumes locais. O vinho de maçã porta-da-loja e as sopas tradicionais são duas das novidades disponíveis nas adegas e tasquinhas.

De resto, a iniciativa mantém o formato habitual, com diversas iniciativas ao longo dos dias, com slide, arborismo, jogos tradicionais, exposição de aves de rapina, mercado de produtos locais, exposição de presépios e passeios a cavalo, a que se junta a animação musical.

Segundo o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, trata-se da valorização da “ruralidade” do concelho, valorizando essa dimensão para “combater a desertificação” e “dinamizar a economia local” através da atração de visitantes ao concelho.

“Estamos a dar passos fortes para consolidar este evento, que já é uma marca”, frisou o autarca, esta terça-feira, na conferência de imprensa de lançamento da iniciativa.

Na mesma linha, o vereador do Ambiente, Vítor Ribeiro, disse que a aldeia do Urjal é o “Tibete português” e considerou a Urjalândia como “uma referência”, que permite “valorizar os produtos locais”, nomeadamente a maçã porta-da-loja ou o vinhão.

“Teremos vinho quente da maçã porta-da-loja, sopas e sabores tradicionais, duas marcas do evento, que nos permitirão fazer uma viagem de regresso ao passado”, sublinhou o vereador, prevendo a “melhor edição de todos os anos”.

PROGRAMA DOS DOIS DIAS

Pela rua do Urjal, em ambos os dias, entre as 10h00 e as 17h00, haverá slide, arborismo, jogos tradicionais, exposição de aves de rapina, mercado de produtos locais, exposição de presépios e passeios a cavalo.

No sábado, às 11h00 começa a caminhada entre a aldeia e o baloiço do Urjal, estando marcada para as 14h00 a abertura oficial da Urjalândia com o voo de uma ave de rapina. Das 14h00 às 17h00 decorrerão workshops e atividades de biologia, ficando a noite para uma sessão de observação astronómica, se as condições meteorológicas permitirem.

No palco “Encanto da Aldeia”, às 14h15 será apresentada a peça de teatro “O Principezinho”, às 15h30 haverá o concerto de Natal da AFAM, às 16h15 uma sessão de ilusionismo e às 17h00 actua o grupo Ai Braguesa. A partir das 20h00, a animação fica a cargo de uma tuna académica.

No domingo, o Espaço Ciência volta a receber workshops e atividades de biologia das 14h00 às 17h00. A atuação do grupo de bombos Animares, às 15h00, antecede o momento do corte do bolo rei de laranja, marcado para as 16h00. A animação ficará a cargo das concertinas e do grupo Charlô e Amigos.

Pelo palco passará a peça de teatro “Encantos de Natal” às 14h15 e o grupo de música Flor da Primavera às 15h30. O encerramento acontece às 18h00 de domingo.

Esta edição permitirá também fazer uma viagem de “regresso ao passado”, no sábado e no domingo, com as sopas de nabiças, cabaças e farinha, juntamente com os enchidos e outras iguarias, a prometer uma “experiência única, regressando às origens e tradições” desta aldeia amarense.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS