No âmbito da cerimónia de entrega dos Prémios Municípios do Ano – Portugal 2021, que decorreu esta quinta-feira, 2 de Dezembro, no Funchal, o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, destacou «o imenso orgulho na Urjalândia, um evento genuíno que se tornou uma referência em matéria de sustentabilidade, dando vida a uma aldeia característica do norte de Portugal».
Amares figurou entre os finalistas do concurso com a “Urjalândia – Aldeia de Natal Sustentável”, um projecto implementado em estreita colaboração entre o Município de Amares e a União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas. Na cerimónia marcaram presença o Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, o Vereador do Ambiente, Vítor Ribeiro, e o Presidente da União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, Rui Tomada.
URJALÂNDIA
A Urjalândia é um projecto pioneiro em Portugal que visa «mostrar as práticas de sustentabilidade, com a envolvência das comunidades rurais, dinamizando o Urjal. Trata-se de um projecto concentrado na época natalícia, interrompido pela pandemia, em que toda a aldeia é decorada de modo ecológico, através da reutilização de materiais recicláveis e de materiais naturais, o que resulta de vários meses de trabalho da comunidade rural».
MUNICÍPIOS DO ANO PORTUGAL
O concurso “Municípios do Ano Portugal” é promovido, anualmente, pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades e «visa reconhecer as boas práticas de projectos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade».
A sexta edição contou com 44 candidaturas, estando nomeados projectos de 27 municípios para nove categorias regionais, para a categoria intermunicipal e para o grande prémio Município do Ano 2021. Águeda venceu o Prémio Município do Ano com o projecto AgitÁgueda- Art Festival.