A Unidade de Saúde Familiar (USF) “Entre o Homem e Cávado”, em Amares, passou de modelo A para modelo B, o que permitirá que a população possa ter sempre uma resposta médica ou de enfermagem quando o seu médico não o puder prestar. A informação foi avançada pelo presidente do ACES Gerês-Cabreira, Nuno Oliveira, no decorrer da visita do candidato do PS, José Luís Carneiro, à referida USF, esta terça-feira.
Conforme explicou Nuno Oliveira, a USF “Entre o Homem e Cávado” «atingiu determinados patamares de eficiência e de desempenho na área do acesso, no assistencial, na gestão da saúde e da doença e na qualificação da prescrição, o que lhe permite ser modelo B».
Posto isto, Amares passa por isso a estar totalmente coberto por USF de modelo B no que concerne aos cuidados de saúde primários.
Esta situação permite aos utentes «ter uma resposta tanto ao nível dos profissionais médicos como dos profissionais de enfermagem. A equipa acaba sempre por encontrar uma resposta de substituição mesmo quando um médico ou profissional está ausente».
TERRAS DE BOURO, PÓVOA DE LANHOSO E VILA DE PRADO
O presidente do ACES Gerês-Cabreira revelou também que no caso de Terras de Bouro existe uma candidatura para criar uma USF modelo A e que as unidades da Póvoa de Lanhoso e da Vila de Prado já submeteram uma candidatura para que possam passar a modelo B.