Já se encontra em funcionamento o protótipo de um sistema de recuperação de gases de BOIL-OFF e abastecimento ininterrupto de energia a postos de abastecimento de gás natural veicular (GNL e GNC). O modelo está instalado em Escariz, Vila Real, no posto de abastecimento da Dourogás GNV e foi desenvolvido e construído pelo Laboratório de Ciências Térmicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O protótipo foi construído no âmbito do projecto europeu ECO-GATE, um dos mais ambiciosos no mercado do gás natural veicular convencional e renovável, com implantação de infra-estruturas ao longo do Corredor Atlântico e do Corredor do Mediterrâneo através de novas tecnologias e soluções inovadoras.
O Laboratório de Ciências Térmicas da UTAD colocou em funcionamento um sistema que permite «o aumento da eficiência e eficácia dos postos de abastecimento de gás natural veicular (comprimido e liquefeito)».
GAS NATURAL VEICULAR
O gás natural veicular (GNV) desempenha um papel fundamental para alcançar a mobilidade sustentável, melhorando a qualidade do ar e cumprimento dos compromissos ambientais que o país enfrenta, reduzindo os poluentes de referência para a qualidade do ar e elimina em quase 100% as emissões de NO2 e elimina 96% das partículas voláteis PM, factores-chave para a saúde das pessoas.
Com a implementação deste sistema, a eficiência «é agora aumentada, ao mesmo tempo que são eliminadas, por aproveitamento energético, todas as libertações de gás natural, melhorando de forma muito significativa a sustentabilidade ambiental dos sistemas de abastecimento de gás natural veicular», refere Amadeu Borges, responsável do Laboratório de Ciências Térmicas da UTAD, em comunicado.