A Assembleia Municipal de Valença aprovou para 2025 “as mais baixas taxas” de IMI, de 0,3% nos prédios urbanos e 0,8% nos rústicos, e deu ‘luz verde’ à bonificação de 5% do valor do IRS, revelou a autarquia.
“A Assembleia Municipal de Valença aprovou, sob proposta do executivo municipal, as mais baixas taxas de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) com 0,3% nos prédios urbanos e 0,8% nos prédios rústicos”, descreve a Câmara de Valença, em comunicado.
De acordo com o município, foi ainda aprovada “uma bonificação do IMI Familiar, com uma redução fixa do valor a pagar em 30, 70 ou 140 euros, para famílias com um, dois, três ou mais dependentes, para habitação própria e permanente”.
As famílias residentes em Valença vão, por outro lado, “beneficiar da bonificação municipal de 5% do valor do IRS”, indica a autarquia.
“Valença passa, assim, a devolver às famílias a totalidade do IRS que correspondia ao município”, sublinha.
A taxa de Derrama “mantém-se reduzida com 0,5% sobre volume de negócios inferiores a 150 mil euros e 1,5% sobre volumes de negócios superiores a 150 mil euros”, descreve.
O objetivo destas medidas visa reforçar “o seu posicionamento como um dos concelhos fiscalmente mais atrativo, tanto no distrito de Viana do Castelo, como a nível nacional”, refere a Câmara.
O município explica também que “o reforço deste pacote de medidas fiscais pretende ser um incentivo à dinamização da atividade económica e social”.
“Este é o estímulo que a Câmara dá à sociedade valenciana, em particular às famílias e às empresas, favorável à atratividade de Valença como uma cidade com ótimas condições para viver, estudar, trabalhar, visitar e investir”, assinala o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, citado no comunicado.