REGIÃO (Alto Minho)

REGIÃO (Alto Minho) -
Valença avança com intervenções na floresta para prevenir fogos florestais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Valença avança com intervenções em várias manchas florestais do concelho por fora a prevenir fogos florestais A intervenção alcança 12 manchas florestais, próximas a aglomerados populacionais, nas freguesias de Cerdal, Boivão, Gandra, Taião, Gondomil e Sanfins.

A operação, denominada “Condomínios de Aldeia”, implicará um investimento de cerca de 575 mil euros e vai promover uma grande intervenção florestal, à volta de 12 aglomerados populacionais destas freguesias. O objetivo é tornar estas áreas edificadas rurais menos suscetíveis ao fogo.

Os trabalhos implicam ações de limpeza e desmatação, retirada de espécies exóticas, abertura e manutenção de caminhos florestais e, por fim, plantação de árvores folhosas autóctones, mais adequadas à região e resistentes aos incêndios.

Estas ações vão decorrer em áreas de terrenos baldios e privados, de acordo com os proprietários.

Ao longo dos últimos meses a Câmara Municipal de Valença desenvolveu sessões de apresentação e esclarecimento sobre a operação, em todas as freguesias abrangidas, que contou com a participação do vereador Arlindo de Sousa.

Os proprietários que necessitem de esclarecimentos adicionais podem dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área, bem como o Gabinete Técnico Florestal do Município, no Edifício dos Serviços de Desenvolvimento Social e Cultural, na Avenida da Juventude. Por telefone, pode contactar o 251 800 331.

Para além destas intervenções a Câmara Municipal vai, também, promover ações de sensibilização para o uso do fogo em cada um dos aglomerados intervencionados.

A acrescentar, a aquisição de um biotriturador e reforço a sinalética dos pontos de água e sinalização de zonas de lazer e espaço verde, na União de freguesias de Gandra e Taião e de Gondomil e Sanfins. A intervenção do Município de Valença enquadra-se nas medidas do Fundo Ambiental, financiada a 100 % pelo Programa de Recuperação e Resiliência, à medida “Condomínio de Aldeias”.

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS