Uma escultura de Santiago, em madeira de plátano, foi esta terça-feira apresentada em Valença, no “Dia de Santiago”, como sendo a «nova referência do Caminho de Santiago na Fortaleza». Durante o dia de ontem, a escultura esteve instalada na Praça da República, na Fortaleza, em frente à Câmara Municipal. O local definitivo da obra de arte será o Largo de Santa Maria dos Anjos, também na Fortaleza.
A obra é do escultor António Nunes e foi elaborada em madeira de plátano, a ponteira de moto serra e com alguns retoques a lixa.
Segundo o autor, a obra pretende ser uma «espécie de totem tribal, onde os caminhos se encontram rumo a um mesmo lugar, numa perfeita harmonia com a natureza, num caminho de luz».
ESCULTURA
A figura de Santiago, o apóstolo, surge representada encimada com a vieira, com feições e traços marcados que se estendem pelo rosto e vestes. A meia cintura, uma antiga estrutura de caldeira de árvore, em ferro fundido, ganhou nova utilidade aportando à obra uma base para um ponto de descanso.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, a obra «materializa o que Valença é no caminho, um ponto de convergência rumo a Santiago, que vai valorizar, ainda mais, a Fortaleza e o Caminho de Santiago. Temos a sorte de ter um escultor como António Nunes, que tanto tem enriquecido Valença com as suas obras».