A Comissão Municipal de Proteção e Promoção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença revela ter identificado 19 situações de vulnerabilidade de seniores e adulto do concelho, durante ao ano de 2023.
Destes 19 casos sinalizados, sete dizem respeito a situações de saúde mental, as demais situações sinalizadas prendem-se com situações de violência doméstica e psicológica.
Ao longo do ano de 2023 foram, também, sinalizados casos em que os seniores viviam em situações habitacionais consideradas insalubres, revela ainda aquele organismo.
«A Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos e adultos dependentes do concelho, através da proteção e promoção dos direitos dos idosos quando está em risco a segurança, saúde, direitos sociais e a dignidade humana», realça, em comunicado enviado à nossa redação.
Esta comissão foi criada no âmbito da Rede Social de Valença e tem como missão a resolução dos problemas dos seniores e adultos dependentes mais fragilizados do concelho.
A sua intervenção é orientada para o apoio especializado à pessoa idosa e aos cuidadores formais e informais, disponibilizando suporte informativo, orientação e encaminhamento social, apoio psicológico e jurídico e sinalização das situações problema.
A coordenação desta comissão é da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença.
As sinalizações podem ser feitas através dos seguintes contactos nos Serviços Municipais da Ação Social, através dos telefones 964 431 029, 925 646 490, 251 249 488 ou do [email protected]
Foto: Arquivo