As freguesias de Valença têm cobertura da rede de fibra óptica «de última geração», avançou esta segunda-feira o município, que deu conta da conclusão desta obra, a cargo da dstelecom, que deixou toda a área geográfica do concelho coberta com a rede.
«Esta é uma grande mais valia para as famílias e as empresas do concelho de Valença que passam a ter a possibilidade de contratar serviços de comunicação, de última geração, a qualquer operador, garantindo televisão, internet e telefone com maior velocidade, maior largura de banda, melhor cobertura e maior qualidade», descreve a autarquia.
Valença reforçou, também, a rede de WiFi 5G gratuita, na fortaleza, proporcionando uma cobertura total em todo o centro histórico.
A intervenção permitiu a instalação de 18 novos hotspots. O centro histórico tem, agora, 34 dispositivos ativos.
Estes novos hotspots, na área de intervenção do Bairro Comercial Digital, pretendem assegurar a conectividade.
A intervenção na Fortaleza decorreu no âmbito do projeto Valença – História e Tradição Comercial financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência – PRR e pelo fundo Next Generacion EU.
Para José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal, «esta é uma excelente notícia para os valencianos e para as empresas, indo de encontro às novas necessidades dos consumidores locais que passam a ter mais opções de comunicação com redes de comunicação de última geração, levando assim o concelho e a população para uma realidade mais condizente com as necessidades do mundo atual», diz.