Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Viana do Castelo atribuiu primeiro ‘dia de descanso’ a um cuidador informal

O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) da Câmara Municipal de Viana do Castelo atribuiu este sábado o seu primeiro “dia de descanso” a um cuidador informal.

“Esta substituição permitiu que, ontem, esta cuidadora celebrasse o seu dia de aniversário de forma diferente, visitando espaços da cidade e tendo acesso a momentos de autocuidado que, de outra forma, não seria possível. Com a garantia que a sua mãe está em segurança e a ser bem cuidada, expressou a sua felicidade e emoção por esta oportunidade de poder cuidar de si, para melhor poder cuidar de quem tanto gosta”, refere o município em comunicado.

Recorde-se que o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais pretende apoiar os cuidadores informais através da criação de respostas de capacitação, apoio e fomento de pausas ocasionais do cuidador principal em relação à sua tarefa de cuidar, protegendo e promovendo a sua saúde psicológica e qualidade de vida, concedendo apoios provisórios ou prolongados aos cuidadores, até ao máximo de 48 horas ininterruptas, para poderem descansar.

Os cuidadores são referenciados através das equipas de saúde, das IPSS e de outras organizações/associações que já acompanhem a família, através do preenchimento do formulário online disponível em: https://www.cm-viana-castelo.pt/viver/saude/cuidador/ .

A Câmara Municipal de Viana do Castelo disponibiliza, para este projecto, o email [email protected] e a linha directa 968 489 985.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS