Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Viana do Castelo. Criminalidade geral diminui 1,6%, mas sobe o furto a lojas e casas

O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) relativo a 2024, a aprovar esta terça-feira em Conselho de Ministros, revela que a criminalidade geral desceu 1,6% no distrito de Viana do Castelo no ano de 2024, para as 7016 queixas.

Contudo, registaram-se subidas no furto em edifício comercial +27% e no furto em residência +26% (174 e 200 queixas, respetivamente).

O relatório regista descidas em burlas -47% (150 queixas) e na criminalidade violenta -8,6% (117 queixas).

Já a maior parte das queixas diz respeito a condução de veículo com taxa igual ou superior a 1,2 g/Ll (560 queixas).

Refira-se que em Braga, a criminalidade geral aumentou 0,5%, com a maior subida a registar-se no crime de contrafação / falsificação de moeda e passagem de moeda falsa.

O relatório regista uma descida global da criminalidade geral no país (-4,6%). Contudo, algumas tipologias criminais registaram aumentos significativos em diversos distritos. É o caso da criminalidade grave (+2,6%), nomeadamente a violência doméstica contra cônjuge e a ofensa à integridade física voluntária simples, mas o crime de roubo na via pública foi o crime violento mais reportado.

A criminalidade juvenil também registou um aumento superior a 12%, e os delitos em ambiente escolar têm vindo a crescer. Foram registados mais de dois mil crimes cometidos por jovens entre os 12 e os 16 anos. O crime de violação aumentou 9,9%, com mais 49 casos do que em 2023.

Em relação à criminalidade geral em Portugal, registou-se uma descida global de 4,6% . No entanto, há crimes específicos que tiveram aumentos expressivos em determinados distritos. 

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS