REGIÃO

REGIÃO -
Viana do Castelo estima redução até 33% do consumo de energia com luzes de Natal

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A iluminação de Natal em 28 ruas de Viana do Castelo, que terá menos 20 mil lâmpadas LED, permite uma redução entre 30 e 33% do consumo de electricidade sem “tirar brilho” à época natalícia, anunciou esta sexta-feira a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC).

A estimativa de redução do consumo energético foi avançada pelo presidente da AEVC, parceira da Câmara Municipal, no programa de animação da cidade, apresentado esta sexta-feira em conferência de imprensa.

Manuel Cunha adiantou que os custos com a iluminação natalícia orçam, este ano, os 160 mil euros, menos 10 mil euros que em 2021, apesar de haver ornamentação em mais ruas, praças e duas entradas da cidade.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que o investimento municipal aumentou 50 mil euros, para 350 mil.

“Vamos fazer o maior esforço directo de sempre num investimento superior a 350 mil euros. É um esforço significativo, mas acreditamos que vale a pena porque mobiliza e dinamiza a cidade e ganham os agentes económicos. Todas as atividades que promovemos destinam-se a criar economia”, afirmou Luís Nobre.

Este ano, sublinhou, a aposta foi num programa “mais curto, mas mais denso”, com mais iniciativas, “intergeracionais” e que se estendem a novas zonas do centro histórico, para espalhar a “criação de economia” a todo o tecido empresarial da cidade.
A programação “Viana, Coração do Natal” integra “mais de uma centena de propostas e iniciativas” entre 1 de Dezembro e 8 de Janeiro.

A Praça Natal, o Mercado de Natal, actividades infantis, concertos, animação de rua, exposições e passagem de ano são os pontos altos da programação apresentada.
“É uma programação mais rica, mais intensa, mais densa, mas responsável. Foi esse o desafio que lancei a todos, em todas as áreas”, adiantou Luís Nobre.

Manuel Cunha destacou que a parceria com a Câmara Municipal tem permitido “uma gestão extremamente racional do erário público”, este ano, confrontada “com os constrangimentos causados pela crise energética”.

“Vivemos uma época complicada. Temos uma crise energética e temos de ter o bom senso de não criar uma má imagem face a este problema que estamos a passar”, reforçou Manuel Cunha.

Segundo o presidente da AEVC, a iluminação das ruas, praças e entradas da cidade será garantida por lâmpadas LED de “alta intensidade, que permitem o controlo de potência” e por consequência, a redução dos consumos energéticos.

O início da animação natalícia em Viana do Castelo vai começar no dia 2 de Dezembro, “um pouco antes” do dia 6, a data recomendada pelo Governo, para garantir “dinâmica” às empresas do concelho.

Durante a semana as luzes de Natal acendem-se menos duas horas por dia, entre as 18h00 e as 22h00. Aos fins-de-semana, estão ligadas entre as 18h00 e as 00h00.

 

LEGENDA: Manuel Costa (à direita) diz que custos com a iluminação natalícia orçam 160 mil euros, menos 10 mil euros que no ano passado.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS