Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Viana do Castelo hasteou Bandeira Azul em 10 praias

O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, entregou esta sexta-feira às juntas e uniões de Freguesia as bandeiras azuis que vão ser hasteadas em 10 praias do concelho: praia da Arda (Mariana), Afife, Praia da Ínsua, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar e Castelo de Neiva.

O autarca afirmou que esta distinção por parte do Programa Bandeira Azul é “o resultado de um trabalho continuado e de uma excelente equipa, fruto de um grande esforço financeiro e que nos permite ter uma presença qualificada nas nossas praias”, agradecendo a parceria entre todas as entidades, tendo simbolicamente sido hasteada a Bandeira Azul no navio Gil Eannes.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

É uma distinção atribuída anualmente a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental.

A 17 de Junho, recorde-se, abriu oficialmente a época balnear em Viana do Castelo, que conta com a colaboração de quarenta nadadores salvadores a vigiar as praias e na qual o município investiu quase 333 mil euros para garantir a segurança e todas as condições nas praias do concelho até 10 de Setembro.

A fatia maior vai para a Coordenada Decimal – Associação de Nadadores Salvadores para a Época Balnear 2023, no valor global de 261.443 euros, com os nadadores salvadores e com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.

Assim, será salvaguardada a segurança nas praias marítimas e fluviais da Ínsua, Afife, Arda/Bico, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo/Luziamar, Rodanho, Amorosa 1, Amorosa 2, Castelo do Neiva, Argaçosa e Foz do Lima.

BANDEIRA QUALIDADE DE OURO

É igualmente salvaguardada a segurança dos utentes e praticantes de desportos náuticos, nas praias vigiadas e não vigiadas e garantido um centro móvel integrado de vigilância, socorro e salvamento que dará apoio/resposta a qualquer solicitação de emergência.

Além da Bandeira Azul, 9 praias de Viana do Castelo foram ainda galardoadas com a Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus: Afife, Amorosa, Arda, Cabedelo, Luziamar, Carreço, Castelo do Neiva, Praia Norte e Paçô.

O galardão Praia com Qualidade de Ouro distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efectuadas nos laboratórios das diferentes administrações regionais hidrográficas.

O objectivo é realçar as praias que, ao longo de vários anos, apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor) e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS