Arrancam, esta noite, as galas do XXV Festival de Folclore Internacional – Alto Minho, em Viana do Castelo. A ‘princesa do Lima’ é a capital do folclore mundial de 17 a 23 de Julho.
Esta amanhã, os grupos desfilaram pelo centro histórico e reuniram na Porta Mexia Galvão, onde foram recebidos pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino.
A diretora do Festival, Mafalda Rego, deu as boas vindas aos grupos participantes num ano especial em que o festival celebra 25 edições. Destacou as belezas e os encantos da cidade, convidando os dançarinos a visitarem o património e a arquitetura do centro histórico vianense, sem esquecer os usos e costumes locais, com enfoque na Romaria d’Agonia.
Desejou ainda que a presença das diversas nações neste festival internacional contribua para a união entre os países e para a paz no mundo.
Esta noite, realiza-se a Gala-de-Boas Vindas, na Praça da República, com participação dos grupos folclórico dos países visitantes: África do Sul, Bolívia, Bulgária, Índia, Polónia e Sérvia e participação especial do quarteto de cordas “Viana d’Arcus”.
Em 2023, na comemoração dos seus 25 anos, ascende a 64 o número de nações que já participaram neste festival de folclore internacional.