Mafalda Duarte, professora e vice-presidente do Instituto Superior de Saúde (ISAVE), vai integrar a Direcção da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), para o triénio 2021-2024.
Esta rede, que é presidida por Jorge Conde, do Instituto Politécnico de Coimbra, tem como finalidade dar continuidade às acções que têm sido realizadas, no sentido de «fortalecer e muscular a actuação do ensino superior no espaço lusófono».
Esta nova Direcção traçou como objectivos principais «consolidar a estrutura orgânica e funcional da RACS e os seus serviços internos de apoio», «reforçar a divulgação internacional da RACS», e ainda «continuar a ampliar a base social da RACS, no espaço lusófono, com novos associados efectivos».
A nível de projectos para o futuro, esta nova liderança pretende fortalecer as relações de intercâmbio e realizar reuniões internacionais, de forma a assim alavancar projectos já criados, como é o caso do “Programa para Mobilidade Académica – MOTUS” ou o “Observatório do Ensino Superior da Saúde”, o que vai gerar um aumento da rede de partilha de recursos bibliográficos de ciências da saúde.
Em consequência, o ISAVE vai reforçar a «sua actuação no espaço lusófono, onde visa enaltecer a investigação nas ciências da saúde, multicêntrica e transnacional» e vai também «valorizar a multiculturalidade e o conhecimento científico na área da saúde».