Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Vigilância regressa às praias de Viana do Castelo até final deste mês

A vigilância e socorro nas praias do concelho de Viana do Castelo foi reactivada até final de Setembro, estando a ser preparada uma proposta para que o serviço seja alargado a todo ano, adequado as necessidades meteorológicas.

A informação foi avançada esta terça-feira à agência Lusa pela vereadora do Planeamento e Gestão Urbanística, Protecção Civil, Ambiente, Transição Climática e Mobilidade, Fabíola Oliveira, à margem da reunião ordinária do executivo municipal.

A responsável adiantou que a nova proposta de vigilância da frente marítima do concelho ainda está a ser trabalhada e quando a proposta estiver concluída será submetida à apreciação do executivo municipal.

A possibilidade de prolongamento da vigilância balnear foi levantada pela vereadora do CDS-PP, Ilda Araújo Novo, durante o período antes da ordem do dia, da reunião ordinária do executivo municipal, na sequência de um acidente com o menino na praia de Afife.

Na altura, à agência Lusa, o capitão do porto de Viana do Castelo relatou que a criança “foi deixada pelos pais sentada na areia, junto à agua, enquanto foram ao banho”, tendo pouco depois “dado com ela deitada na areia, possivelmente após ter sido atingida por uma onda, e inanimada”.

Depois de ter sido assistida no local, com o apoio da Coordenada Decimal [Associação de Nadadores Salvadores, um projecto], Silva Lampreia adiantou que o menino foi conduzido “por precaução” ao Hospital de Viana do Castelo, confirmando que a “criança se encontrava bem”.

Quando questionado pela vereadora da CDS-PP, o presidente da Câmara de Viana do Castelo referiu que o assunto já está a ser preparado.

“Na última sexta-feira, a vereadora Fabíola Oliveira, esteve a falar comigo e informou-me dos contactos que estava a fazer para estender a vigilância ou durante o ano inteiro, ou aos fins-de-semana, caso as condições meteorológicas o justifiquem”, explicou o autarca socialista.

Luís Nobre referiu que na época balnear que terminou no passado dia 11, o município investiu mais de 300 mil euros em vigilância nas praias do concelho.

“Não deve haver muitos exemplos, a nível nacional, do esforço que o município faz para assegurar a vigilância nas praias”, afirmou Luís Nobre, garantindo que o município “cumpriu a lei”.

“A nossa missão é criar condições para estarmos preparados, em termos operacionais, para garantir segurança na nossa frente atlântica, porque as pessoas visitam as nossas praias 365 dias, por ano. Em fluxos, absolutamente distintos, mas a segurança é essencial para garantir uma relação e fruição mais prolongada e efectiva com a nossa frente atlântica”.

“Estamos disponíveis para trabalhar e garantir essa segurança na fruição das nossas praias”, acrescentou.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS