Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Vikings invadem Famalicão de 29 de Junho a 2 de Julho

Os vikings estão de volta a Famalicão, para, entre 29 de Junho e 2 de Julho, ocuparem a Praça D. Maria II. Vêm em paz, vêm para a Feira Medieval. Esta feira é considerada já o mais extenso evento evocativo da presença viking na Península Ibérica.

A Feira Medieval Ibérica Viking, agora na sua 14.ª edição, é uma iniciativa da Escola Profissional CIOR, com o apoio do município de Famalicão. Trata-se de um reencontro com a história famalicense e da sua gente a quem o Foral de D. Sancho I, o Rei Povoador, que conferiu o direito de fazer uma feira, nas antigas Terras de Vermoim, que séculos atrás foram invadidas pelas hostes dos vikings.

Nascida originalmente do trabalho/projecto ou prova de aptidão profissional dos alunos do Curso Profissional de Animação Cultural da CIOR, a Feira atrai milhares de pessoas à cidade.

Aqui, são convidadas a conhecer um facto histórico que já completou um milénio, mas que ainda é desconhecido de muitos. De facto, foi em 2016, que se cumpriram 1.000 anos sobre a incursão normanda/viking que foi enfrentada, no ano de 1016, no então Castelo de Vermoim.

A Feira Medieval Viking é uma oportunidade de todos poderem fazer a festa, mas também de partilhar saberes diversos, num ambiente familiar, acolhedor e divertido.

Há mil anos, o território que hoje é Famalicão já era estratégico no contexto de toda a região e nem os Normandos (Vikings) deixavam de por aqui passar e deixar marcas.

A envolvência da temática Viking no concelho acompanha também, ao nível gastronómico, o bacalhau, alimento que vários especialistas apontam como popularizado em Portugal pela presença normanda no território.

Para a autarquia, a realização deste evento cumpre “a premissa da afirmação territorial e da projecção cultural e turística do concelho de Vila Nova de Famalicão, através de projectos, iniciativas e eventos com valor acrescentado e diferenciador da oferta regional e nacional, apostando numa marca/temática viking singular”.

 

FOTO: Cidade Hoje

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS