A Vila do Gerês, durante os dias 24 e 25 de Setembro, encheu-se de entusiastas da natureza para assistirem à 2. ª edição do IRIS – Festival de Imagem de Natureza do Gerês.
Esta iniciativa surgiu com o objectivo de «divulgar a região e promover um produto turístico com enorme potencialidade», sobretudo «em épocas com taxas de ocupação turística mais baixas, ajudando ao combate da sazonalidade».
Na sessão de abertura, o vereador António Cunha lançou o desafio a todos os presentes, para que visitem o concelho de Terras de Bouro e partam à descoberta deste território e das «suas paisagens deslumbrantes, aldeias, cultura, tradições, gastronomia e gentes».
Esta edição do Festival contou com um passeio fotográfico, orientado por dois embaixadores da marca de material fotográfico “OM System”, sendo que os participantes puderam testar equipamentos em pleno coração do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG).
No auditório Professor Doutor Emídio Ribeiro, no Centro de Animação Turística do Gerês, decorreram, no sábado e domingo, oito palestras divididas em três painéis temáticos: Parque Nacional da Peneda-Gerês; Vida Selvagem e Paisagem Natural.
Após dois dias recheados de actividades, o festival terminou com a entrega de prémios do II Concurso de Fotografia Iris, que este ano contoucom mais de 800 imagens submetidas a concurso.
Com uma fotografia de Vilarinho da Furna, Luís Afonso arrecadou o primeiro prémio da categoria principal: PNPG. Na categoria Vida Selvagem, João Ferreira foi o vencedor e Cândido Moisés venceu a categoria “Paisagem Natural”.
As fotografias premiadas podem ser consultadas aqui.
O presidente do Município de Terras de Bouro, Manuel Tibo, encerrou o festival agradecendo a todos os que ajudaram a que este evento fosse possível, mostrando a sua satisfação pelo sucesso do evento e convidando todos a estarem presentes no próximo ano, na IIIª Edição deste certame.