A problemática da violência nas relações interpessoais, com especial destaque para a violência no namoro, esteve no centro do colóquio no âmbito do ciclo “Conversas entre Cafés”, em Ponte da Barca. Sob a moderação da Vereadora da Educação e Cultura, Rosa Maria Arezes, a sessão teve como convidadas Elsa Dourado, Analista Comportamental, e Mariana Falcão, Pedopsiquiatra, e registou uma participação alargada, salientando-se a presença de muitos jovens e educadores.
O colóquio proporcionou, por isso, um «interessante e produtivo diálogo sobre alguns comportamentos que ilustram situações de violência, a que importa colocar um travão», pode ler-se em nota enviada.
Acrescentam, ainda, que a «Escola investe muito no desenvolvimento cognitivo e na vertente da formação científica das nossas crianças e jovens, mas a dimensão emocional e da saúde mental positiva tem de ser igualmente trabalhada, pois esta é que nos estrutura como pessoas, com tudo o que isso implica para a gestão do dia a dia e a construção de uma vida feliz».