DISTINÇÃO

DISTINÇÃO -
Vítor Aguiar e Silva condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Camões

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Vítor Aguiar e Silva foi esta quinta-feira condecorado a título póstumo, no Palácio de Belém, com a Grã-Cruz da Ordem de Camões.

A vice-reitora para a Cultura e Território da UMinho e filha do galardoado, Joana Aguiar e Silva, recebeu das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esta distinção que pretendeu evidenciar personalidades que se destacaram nos estudos camonianos, precisamente no ano em que se assinalam os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.

Vítor Aguiar e Silva (1939-2022) é um nome maior da academia portuguesa e dos estudos literários e camonianos. Formou-se e ensinou na Universidade de Coimbra e, em 1989, transitou para a UMinho, onde foi vice-reitor, fundador do Centro de Estudos Humanísticos e professor catedrático e emérito da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, cuja biblioteca tem também o seu nome. Foi igualmente docente visitante em várias universidades estrangeiras.

Coordenou a proposta de criação do Instituto Camões e a Comissão Nacional de Língua Portuguesa, sendo ainda membro do Conselho Nacional de Cultura e da Academia das Ciências de Lisboa. Recebeu os prémios Vergílio Ferreira, Vida Literária, D. Dinis, APE, Eduardo Prado Coelho, Jorge de Sena e Camões, além da Grã-Cruz da Ordem de Instrução Pública, o doutoramento honoris causa pelas universidades de Lisboa e dos Açores e a insígnia de ouro da Universidade de Santiago de Compostela.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS