Vítor Rodrigues, candidato na lista da CDU às Europeias de 9 de Junho, promoveu em Apúlia, Esposende, uma tribuna pública onde o Centro de Saúde (CS) e o acesso ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), encerrado há dois anos, foi o assunto dominante.
Acompanhado por Manuel Carvoeira, mandatário concelhio, o candidato da coligação PCP/PEV recorda que, logo no dia seguinte ao fecho da unidade de saúde, a 2 de Dezembro de 2022, o grupo parlamentar comunista apresentou um requerimento à Assembleia da República dirigido ao Ministro da Saúde onde questionou os motivos do encerramento e a data prevista para a reabertura do Centro de Saúde.
Vítor Rodrigues recordou ainda que o partido questionou também o Governo sobre quais “as medidas tomadas para minimizar os prejuízos causados aos utentes desta unidade, decorrentes do seu encerramento temporário”.
O centro de saúde chegou a ser abordado com o deputado comunista Alfredo Maia, e que reabilitação e reabertura da unidade de saúde local e do direito ao acesso ao SNS foi objecto de um abaixo-assinado que reuniu “centenas de assinaturas”.
“O inconformismo da população de Apúlia perante o encerramento da sua unidade de saúde foi uma constante que se revelou fundamental para que a Câmara Municipal, na sequência de um protocolo assinado com o Ministério da Saúde, tivesse sido levada a decidir, esta semana, a abertura de um concurso público com vista à reabilitação”, refere a CDU.
“Uma decisão necessária e importante, mas que peca por tardia”, afirmou o candidato.
“A CDU continuará atenta à concretização efectiva e célere da decisão agora formalizada e alerta para a necessidade de acautelar também os profissionais adequados para a resposta às necessidades das populações”, assegurou Vítor Rodrigues.