AMARES - -
X Jornadas de Fisioterapia “estimulam” nova revista científica do ISAVE

O ISAVE acolheu nas suas instalações, em Amares, as X Jornadas de Fisioterapia, que se saldaram pela «análise crítica e prática de doze casos por estudantes, cuja qualidade e diversidade de temas é o melhor impulso à criação de uma revista científica a lançar por esta Escola Superior de Saúde, no segundo semestre deste ano».

As Jornadas de Fisioterapia foram protagonizadas por doze finalistas da Licenciatura de Fisioterapia do ISAVE, sendo que os seus trabalhos serão agora sintetizados com vista à sua publicação.

De acordo com o coordenador da Licenciatura, Gilvan Pacheco, a diversidade temática «foi mais interessante para os estudantes que demonstraram um nível muito bom e temos a esperança de que, no futuro, sejam publicados na nova revista científica que o ISAVE vai editar com trabalhos dos seus docentes e dos seus alunos».

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Embora ainda esteja a ser estudada a sua periodicidade e layout, Gilvan Pacheco espera que a «nova revista científica seja lançada no segundo semestre» e a «publicação dos trabalhos destes estudantes enriqueça o curriculum de cada um».

Gilvan Pacheco falava ao fim de uma jornada de dois dias, 10 e 11 de Fevereiro, durante os quais foram apresentados os trabalhos práticos — com fundamentação teórica — elaborados pelos finalistas da Licenciatura de Fisioterapia, na disciplina de Educação Clínica II.

Participaram no primeiro dia destas jornadas os finalistas Amara Rito, Ana Raquel Freitas, André Filipe Ribeiro, Diana Rosa Barbosa, Fábio Joel Cunha e Flávia Manuela Costa que apresentaram o resultado dos seus estágios em casos concretos.

No segundo dia das jornadas — dinamizadas pela Licenciatura de Fisioterapia — foi a vez de Frederico Silva, Hugo José Rocha, João Pedro Ramalho, Maria Adriana Ribeiro, Stéphanie Pereira e Ana Catarina Machado apresentarem os resultados dos seus estágios em clínicas e unidades de saúde pública.

Cada um foi desafiado a mostrar as etapas da sua investigação, realizada em clínicas privadas e hospitais públicos, dar os fundamentos científicos e fazer um balanço do estágio e dos seus resultados positivos no paciente, perante um júri constituído pelos professores Gilvan Pacheco, Sílvia Xavier Sousa e Liliana Costa.