BRAGA

BRAGA -
Zet Gallery abre mostra de cinco artistas ucranianas refugiadas em Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A zet gallery inaugura este sábado em Braga, às 16 horas, a exposição «First Impressions», que resulta do trabalho de cinco artistas refugiadas ucranianas a quem o «dstgroup» deu acolhimento – alojamento, atelier, recursos para a produção das obras de arte e uma bolsa mensal de €1000/artista.

A diretora geral e curadora da zet gallery, Helena Mendes Pereira, adiantou que “as artistas apresentam trabalhos ligados à pintura, ilustração, escultura e fotografia, que desenvolveram em residência artística desde abril deste ano, altura em que começaram a chegar a Braga”.

Yevheniia Antonova, Margaryta Alfierova, Oleksandra Skliarenko, Hanna Kyselova e Nataliia Diachenko, vieram de diferentes cidades da Ucrânia e – salienta a curadora – “as suas histórias cruzam-se no momento em que se sentem impelidas a abandonar o seu país e que, depois, se encontram e conhecem em Braga para trabalhar com a zet gallery, para recomeçar”.

“As suas práticas artísticas deambulam entre a pintura, a ilustração, a fotografia ou a escultura e os seus currículos divergem na extensão e no caminho percorrido até aqui”, especifica, salientando que a mostra «first impressions» “é um ambicioso e emotivo projeto curatorial onde são apresentadas as primeiras obras por elas produzidas em Portugal, resultantes dos seus processos de adaptação, aprendizagem, investigação e descoberta”.

E acentua: “Esta exposição não é uma viagem. É, antes, um tempo parado na curva dos dias que correm, mas não passam. É feita das primeiras impressões, do que cada coisa diz sobre o que se sente”, afirma-

MINISTRA PRESIDE

A presidir à inauguração estará a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, que tutela também as áreas da Igualdade e das Migrações, acompanhada pelo presidente do dstgroup, José Teixeira, bem como de outras personalidades, tais como a Cônsul da Ucrânia, Alina Ponomarenko ou a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Sameiro Araújo.

O dstgroup é um grupo empresarial português, nascido em Braga, nos anos 40, que desenvolve a sua atividade na área da Engenharia & Construção, setor que lhe deu origem e no qual é um dos grupos nacionais de referência. Atento às exigências do mercado, continua a alargar a sua atividade para áreas de negócio sinérgicas com a sua atividade central, nomeadamente Ambiente, Energias Renováveis, Telecomunicações, Real Estate e Ventures, somando competências nas suas diversas empresas.

É um mecenas cultural, sendo o apoio à Cultura e à Arte parte indissociável do seu código genético, o que se reflete de forma mais visível na sua assinatura de marca building culture. Há mais de 25 anos que promove o “Grande Prémio de Literatura dst”, de âmbito nacional, que se junta a outras iniciativas de apoio e de incentivo à leitura no seio do grupo e junto da comunidade, tendo lançado em 2019 a I edição do “Prémio de Literatura dstangola/Camões”. É o principal mecenas da Feira do Livro de Braga há mais de 20 anos e da Companhia de Teatro de Braga há mais 40. Apoia inúmeras instituições sociais, culturais e de ensino.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS