CULTURA

CULTURA -
20.ª edição do Festival de Tunas “Lethes” regressa a Viana do Castelo este fim-de-semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Depois da última edição ter acontecido em 2019, o Festival Internacional de Tunas da Cidade de Viana do Castelo está de regresso e realiza-se já nos próximos dia 3 e 4 de Junho, no Teatro Sá de Miranda.

A “Hinoportuna” – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vai então, voltar a organizar este festival com o nome de “Lethes”, e o presidente da Tuna, Jacinto Coelho, aguarda com «muita expectativa» este regresso da 20.ª edição do certame.

«Estamos ansiosos que comece a 20.ª edição do Lethes. As pessoas têm um carinho muito especial pelo nosso festival. O nosso festival é para a cidade e todas as tunas são sempre bem recebidas», contou o líder da tuna de Viana do Castelo.

Ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vão subir, no dia 4 de junho, a Azeituna – Tuna de Ciências da Universidade do Minho, a Estudantina Universitária de Coimbra, a Tuna Universitária de Aveiro e a TUIST – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico. Sobem ainda ao palco os Jogralhos – Jograis Universitários do Minho e a Hinovets – Tuna de Veteranos da Hinoportuna.

Jacinto Coelho, para além da satisfação natural exibida pelo regresso deste festival, deseja também que «tudo corra pelo melhor e que este evento traga de volta o espírito académico à cidade».

Entretanto, já na próxima sexta-feira, 3 de Junho, a Praça da República recebe a tradicional Serenata, num evento que se vai realizar a partir das 22h00.

De recordar que, mais recentemente, a “Hinoportuna” conquistou mesmo o XXXI FITU Bracara Avgvsta – Festival Internacional de Tunas Universitárias, arrecadando os prémios de “Tuna + Tuna”, de “Melhor Original” e ainda o prémio de “Melhor Tuna” desse festival.

Desta forma, a Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo prepara-se agora para organizar este evento em Viana do Castelo, depois de já ter levado a sua música aos vários cantos da Europa. A “Hinoportuna” conta com passagens e actuações por países como Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Itália ou Luxemburgo.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS