20 anos a proteger crianças e jovens

20 anos a proteger crianças e jovens

A comemoração dos 20 anos da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Amares foi singela mas muito emotiva. Numa altura em que a instituição começa um novo ciclo com a eleição de uma nova Presidente, a atenção esteve concentrada na anterior “timoneira”, Cidália Antunes, que duas décadas depois despediu-se da CPCJ. Num discurso bastante emotivo lembrou «20 anos de um caminho longo e enriquecedor», que teve períodos «de angústia» enquanto não se consegue «atenuar as situações dolorosas» em que as crianças e jovens vivem, mas momentos que registou «para sempre». A sessão teve várias actuações de instituições e associações do Concelho.

Tendo ao seu lado a nova Presidente, Glória Teixeira, Cidália Antunes agradeceu a todos os que a acompanharam nestas duas décadas e deixou um desejo: «tens tudo para vingares e ficares 20 anos à frente da Comissão» porque «tens pessoas fantásticas na equipa, na comissão alargada e o apoio da autarquia», referiu dirigindo-se a Glória Teixeira.

A nova Presidente está a «dar os primeiros passos, foi eleita há menos de dois meses, e para já sente-se «amparada» por toda a equipa, «bastante coesa», que encontrou. O Presidente da Câmara abriu a parte mais formal da sessão. Manuel Moreira agradeceu o trabalho de Cidália Antunes: «fizeste um trabalho excelente, com uma dedicação extrema. Um abraço de apreço e carinho pela tua entrega».

PUBLICIDADE

O autarca deixou ainda a sua «total disponibilidade» para ajudar a nova Presidente. «Um dos meus grandes objectivos como Presidente é estar ao lado de quem precisa do meu apoio e eu estarei sempre ao lado das franjas da população». Manuel Moreira «luta, todos os dias, para que não haja crianças em Amares sem qualquer tipo de apoio, que não tenham condições de vida».

A recepção no exterior ficou a cargo do grupo de bombos “Escol’a A Bombar” (do Agrupamento de Escolas de Amares). Um desfile dos direitos da Criança e uma canção “A Família” foram as propostas apresentadas pelo Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia que tiveram uma surpresa quando a cantora Patrícia Palhares que se juntou, no meio delas, para cantar «Já Passou» do filme “Frozen”. Dois alunos do Agrupamento de Escolas recitaram dois poemas, um de Ruth Rocha outro de Maria Rosa Colaço e vários alunos da AFA – Estudos Musicais mostraram os seus dotes. Patrícia Palhares voltou a mostrar os seus dotes vocais  e houve direito a bolo comemorativo servido pelos alunos do Curso de Educação e Formação Restaurante e Bar da EB 2/3 de Amares).