No dia em que as crianças são as protagonistas, o CLDS Valor Humano 3G, da Valoriza, em parceria com o Centro Escolar D. Gualdim Pais, organizou uma manhã divertida nas instalações do CAO Ser Igual para, através de vários jogos tradicionais, sensibilizar os mais pequenos para a inclusão social.
Dia: 1 de Junho, 2018
COM VÁRIAS ACTIVIDADES
Terras de Bouro assinalou Dia da Criança
O Município de Terras de Bouro comemorou, esta sexta-feira, o Dia Mundial da Criança, iniciativa que animou o dia das crianças, que se divertiram nos vários insufláveis e com muitas outras brincadeiras. As comemorações terminaram com uma largada de balões.
AMARES
Mau tempo cancela comemorações do Dia Mundial da Criança em Amares
O conjunto de iniciativas que a CPCJ de Amares tinha planeado, para esta noite, para comemorar o dia Mundial da Criança, foi cancelado devido às previsões de mau tempo. O evento será marcado para uma nova data, oportunamente divulgada.
SANEAMENTO
Águas do Norte vai reavaliar ligação de saneamento no Vale do Homem
A Câmara de Terras de Bouro anunciou, esta sexta-feira, em comunicado, que a empresa Águas do Norte mostrou-se «sensível» aos argumentos dos autarcas do Vale do Homem contra o projecto de construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Souto (Terras de Bouro), estando a avaliar a possibilidade de canalizar as verbas para uma ligação ao interceptor de Caldelas que permita levar as águas residuais para a ETAR de Cabanelas (Vila Verde).
BRAGA
Praia de Merelim S. Paio com má qualidade de água não abre este ano
A praia fluvial de Merelim S. Paio, em Braga, é um das zonas balneares do interior com água com má qualidade, segundo a Zero. A Associação Sistema Terrestre Sustentável acrescenta que “não abre este ano”. No ano em que Portugal atingiu um recorde de zonas balneares, a praia fluvial bracarense é uma das cinco “más”, a par de Gorgulho (Funchal, na Madeira), uma zona costeira, e a Praia do Forte (Figueira da Foz), Foz do Lizandro-Rio, no concelho de Mafra, uma praia interior e Zebreiros (Gondomar).
ACTIVIDADE OPERACIONAL
GNR deteve 464 pessoas esta semana
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 464 pessoas na última semana, no âmbito de um conjunto de operações, realizado em todo o país, de prevenção e combate à criminalidade violenta e fiscalização rodoviária. A condução sob o efeito do álcool é a principal causa das detenções.
PROMOVIDA PELOS ESCUTEIROS
Lago recebe Festa da Criança este fim-de-semana
O Agrupamento de Escuteiros 560 – São Martinho de Lago continua a promover, este fim-de-semana, a Festa da Criança, que já decorre desde meados de Maio, com a realização de um torneio de futebol. Esta sexta-feira, pelas 21h30, haverá cinema.
DIA DA CRIANÇA
Alunos do Jardim-de-Infância e da EB1 de Rio Caldo receberam prendas
Os alunos do Jardim-de-Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico da EB1 de Rio Caldo foram presenteados, esta sexta-feira, com a distribuição de diversos brindes, em comemoração do Dia da Criança, que hoje se assinala. A iniciativa foi da Junta de Freguesia de Rio Caldo, com o objectivo de «ajudar a abrilhantar este dia».
ATÉ 31 DE JULHO
GNR realiza “Operação Campo Seguro” – Fase I a partir de hoje
A Guarda Nacional Republicana informou, em comunicado, que irá intensificar a partir de hoje e até 31 de Julho, o patrulhamento nas explorações agrícolas em todo o território nacional, com o objectivo de prevenir a criminalidade, particularmente, os furtos, com especial atenção aos acidentes com tractores agrícolas e possíveis situações de tráfico de seres humanos.
UMINHO
Português preside Confederação Mundial de Repositórios de Acesso Aberto
O director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, Eloy Rodrigues, acaba de ser eleito presidente da Confederação Mundial de Repositórios de Acesso Aberto (COAR) para o triénio 2018-2021. Esta é a única associação mundial na área e junta mais de cem universidades, organismos governamentais e outras instituições de 36 países de todos os continentes. Os repositórios científicos recolhem e dão acesso aos resultados de investigação de todo o mundo. A COAR quer afirmá-los como infraestrutura fundamental para a criação, preservação e difusão do conhecimento da humanidade.