Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ÚLTIMA HORA – -
Morreu militar da GNR que teve acidente de moto

O militar da GNR, natural de Dornelas, não resistiu aos graves ferimentos com que ficou na sequência de um acidente de moto, esta quinta-feira, na Estrada Nacional 308, em Figueiredo, acabando por falecer já no Hospital de Braga.

Miguel Viana, de 30 anos, estava actualmente ao serviço no Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso.

Esta quinta-feira, ao final da tarde, ficou gravemente ferido na sequência de um acidente com um carro, que, ao que “O Amarense” soube, estaria a entrar para a EN 308, estrada que liga Amares à Vila do Gerês.

Foi assistido no local por elementos da Cruz Vermelha e dos Bombeiros de Amares, assim como pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM de Braga, tendo sido transportado com vida, mas prognóstico reservado, para o Hospital de Braga, onde acabaria por morrer.

Miguel Viana era membro do Moto Club da Serra do Gerês e na quarta-feira foi um dos “motards” que carregaram o andor de São Bento na tradicional celebração em honra daquele santo.

[Notícia actualizada às 00h47]

FIGUEIREDO – -
Militar da GNR ferido com gravidade em acidente de moto

Um homem ficou ferido com gravidade, esta quinta-feira, depois de ter tido um acidente de moto, ao final da tarde, na EN 308, em Figueiredo, colidindo com um automóvel.

Ao que “O Amarense” soube, o homem, na casa dos 30 anos, é natural de Dornelas e militar da GNR.

O socorro foi prestado pela Cruz Vermelha e pelos Bombeiros de Amares, que deslocaram para o local vários meios, assim como a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Braga.

A vítima foi transportada para o Hospital de Braga com prognóstico reservado.

TERRAS DE BOURO – -
Câmara entrega carrinha a Associação de Pequenos Frutos

A Câmara de Terras de Bouro entregou uma carrinha caracterizada à Associação Terras do Gerês – Associação de Pequenos Frutos, «com o objetivo de apoiar e incrementar o desenvolvimento da economia local», anunciou o Município. A entrega foi feita por Manuel Tibo e pelo “vice”, Adelino Cunha, que  desejaram «o maior sucesso» ao funcionamento desta associação terrabourense.

 

AMARES - -
Freguesias recebem sessões de esclarecimento sobre revisão do PDM

Estão a decorrer por todo o concelho de Amares sessões de esclarecimento sobre a revisão do Plano Director Municipal – PDM.

Este é um instrumento de gestão territorial estratégico e regulamentar, que estabelece o modelo de estrutura espacial do território municipal assente, essencialmente, na classificação do uso do solo.

Esta quinta-feira, haverá sessões na Junta de Freguesia de Bico às 21h00 e na Junta de Freguesia de Amares às 22h00.

Próximas sessões:

Sexta, 13 de Julho
21h00 – Sede da União de Freguesias de Ferreiros, Prozelo e Besteiros

Sábado, 14 de Julho
14h00 – Junta de Freguesia da Torre

15h00 – Junta de Freguesia de Portela

18h00 – Junta de Freguesia de Barreiros

EDIÇÃO IMPRESSA - -
Mosteiro de Rendufe abre aos fins-de-semana / Criada comissão para valorizar Sá de Miranda

A Câmara de Amares e a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) formalizaram um acordo para que o Mosteiro de Santo André de Rendufe esteja aberto aos fins-de-semana, entre os dias 7 de Julho e 30 de Setembro.

O Vice-Presidente da autarquia, Isidro Araújo, disse ao jornal “O Amarense” que o mosteiro estará aberto de manhã e de tarde aos sábados (10h00-12h30 e 14h30-18h00) e de tarde aos domingos (14h30-18h00). Haverá ainda três horários específicos de visita guiada, a cargo de um técnico especializado da Direcção Regional: 11h00, 15h00 e 16h30.

A Assembleia Municipal de Amares aprovou, por unanimidade, a proposta do grupo municipal MAIS – Movimento Amarense Independente e Solidário para a criação de uma comissão destinada a valorizar a figura e obra do poeta Francisco Sá de Miranda.

Ler mais

EDIÇÃO IMPRESSA - -
Moreira diz que muita gente gostaria de o ver preso e Carlos Rocha defende o PS

Uma intervenção do Vereador do PS, Pedro Costa, sobre o projecto de requalificação do Monte de São Pedro Fins, motivou uma intervenção inflamada do Presidente da Câmara, num «desabafo» público em que Manuel Moreira criticou a «cobardia» de quem o acusa e pediu que o deixassem trabalhar no desenvolvimento do Concelho.

A defesa mais acérrima do PS chegou na Assembleia Municipal, num discurso duríssimo e mordaz de Carlos Rocha, que defendeu as hostes socialistas e deixou muitas críticas a Manuel Moreira e Isidro Araújo. «O PS não é um grupo de guerrilha política, como maldosamente nos acusam», disse.

Ler mais