ECONOMIA - -
Esplanadas de Braga com período de funcionamento alargado durante o Verão

O horário de funcionamento das esplanadas, entre o dia 15 de Junho e 31 de Outubro de 2018, foi alargado até às 02 horas às sextas, sábados e vésperas de feriado, excepto em estabelecimentos situados em edifícios de habitação.

Esta autorização excepcional de alargamento do referido horário decorre de um pedido apresentado pela Associação Comercial de Braga (ACB) que pretende adequar os horários de funcionamento das esplanadas às novas necessidades e, hábitos de vida dos cidadãos e ao crescente aumento da procura turística que se verifica na cidade, além de simplificar e uniformizar os horários de funcionamento das esplanadas com o dos estabelecimentos; e diminuir o número de situações de incumprimento e de insatisfação dos consumidores.

PUBLICIDADE

O vice-presidente da Câmara destaca o papel preponderante que os estabelecimentos comerciais (muito pelo funcionamento das suas esplanadas) “têm tido na alavancagem económica da cidade e, sobretudo, na sua afirmação como um ponto turístico de referência nacional”.

Firmino Marques salienta, ainda, que “os operadores económicos se afiguram como os melhores e mais meritórios parceiros do município, além de constituírem uma inegável fonte de riqueza para a cidade”.

Nesse sentido, considera que o alargamento autorizado, não só atende o pedido formulado pela ACB, como respeita a tranquilidade e o repouso dos cidadãos residentes e as características sociais, culturais e ambientais da cidade, bem como as condições de circulação e estacionamento.

Para o presidente da ACB, Macedo Barbosa, esta medida “contribuirá para a afirmação de Braga no contexto regional e nacional da oferta de serviços de animação nocturna”. Refere, no entanto, que “há necessidade de desenvolver um esforço concertado de sensibilização dos empresários e consumidores para o cumprimento dos horários de encerramento dos estabelecimentos e, em particular, dos horários relativos às esplanadas”.