Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

METEOROLOGIA – -
Temperatura desce esta terça-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma descida de sete a oito graus Celsius para esta terça-feira, embora as temperaturas se mantenham em valores habituais tendo em conta a época do ano.

De acordo com o IPMA, esta terça-feira, as máximas em Braga atingirão os 27 graus Celsius, menos sete do que os 33 registados esta segunda-feira. Prevê-se, contudo, uma subida da mínima – de 14 para 17 graus Celsius.

Para esta terça-feira, a probabilidade de ocorrência de chuva é de 42%.

BRAGA – -
Infraestruturas de Portugal investe 6,4 milhões para reparar estradas do distrito

A Infraestruturas de Portugal vai investir, ao longo dos próximos três anos, cerca de 6,4  milhões de euros na conservação das estradas do distrito de Braga. De acordo com o anúncio feito esta segunda-feira, o pacote global de investimento na Rede Rodoviária Nacional é superior a 100 milhões de euros.

«Reparação e beneficiação de pavimentos, reposição e adequação da sinalização horizontal e vertical, reparação e adequação de guardas de segurança e outros equipamentos de protecção, estabilização de taludes, conservação de vedações, tratamento dos sistemas de drenagem, limpeza das bermas e zonas adjacentes à faixa de rodagem e reparações e manutenção de obras de arte» são alguns dos trabalhos previstos.

Segundo a empresa, «vão ser consignados 18 contratos, um por cada distrito e ajustado às diferentes características da rede de cada região, que asseguram a realização de trabalhos regulares de requalificação e manutenção nos mais de 14.000 quilómetros de estradas a nível nacional».

Por distrito, Aveiro tem o valor adjudicado de 6,9 milhões de euros, Beja 8,2 milhões de euros, Braga 6,4 milhões de euros e Bragança cinco milhões de euros.

Castelo Branco vai ter um montante de 4,7 milhões de euros, Coimbra 6,1 milhões e Évora 5,2 milhões de euros.

O distrito de Faro tem adjudicado o valor de 4,2 milhões de euros, a Guarda 5,3 milhões de euros, Leiria 5,6 milhões de euros e Lisboa 6,5 milhões de euros.

O restante montante reparte-se pelos distritos de Portalegre (5,3 milhões de euros), Porto (6,6 milhões), Santarém (7,2 milhões), Setúbal (6,8 milhões), Viana do Castelo (5,8 milhões), Vila Real (5,7 milhões) e Viseu (seis milhões).

BRAGA - -
“Moonlight Braga Parque” na Rua do Castelo durante os três dias da Noite Branca

No próximo fim-de-semana, o branco vai invadir as ruas da cidade de Braga, com o evento “Noite Branca”. Sem querer deixar passar a oportunidade, o Braga Parque associou-se novamente à iniciativa. Para este ano, a novidade será uma instalação eléctrica de grande impacto visual que simula uma lua cheia, com aproximadamente 5 metros de diâmetro e que estará disposta na Rua do Castelo durante os três dias do evento, o “Moonlight Braga Parque”.

Ler mais

BRAGA – -
GNR deteve 56 pessoas em flagrante delito no decorrer da última semana

O Comando Territorial da GNR de Braga realizou um conjunto de acções em todo o distrito, na semana de 20 a 26 de Agosto, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, tendo sido registados, entre outros dados operacionais, 56 detenções em flagrante delito.

Desse total, 28 foram detidos por condução sob o efeito do álcool, cinco por condução sem habilitação legal e dois por posse e tráfico de estupefacientes.

No decorrer destas operações foram ainda apreendidas 56 doses de haxixe.

Ao nível da fiscalização do trânsito foram detectadas 608 infracções, destacando-se, 183 por excesso de velocidade, 68 por condução sob o efeito de álcool, 29 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 26 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

Quanto à sinistralidade, nota para os 147 acidentes registados, dos quais resultaram 82 feridos leves.

No âmbito da fiscalização geral foram levantados 71 autos de contra-ordenação, dos quais, 29 no âmbito de legislação policial, 21 no âmbito do consumo de produtos estupefacientes e outros tantos no âmbito de incêndios florestais.

AMARES – -
Privatização do lixo vai a reunião de Câmara em Setembro

O executivo da Câmara de Amares vai discutir, numa das reuniões de Setembro, a eventual privatização do serviço de recolha do lixo no concelho. Segundo Manuel Moreira, a autarquia tem já em sua posse um estudo de viabilidade económica que «aconselha» a tomar essa opção e mostra que a privatização «trará ganhos» para o Município.

A intenção de privatizar a recolha do lixo foi anunciada pela primeira vez em Dezembro passado, no decurso de uma reunião de Câmara, em que o presidente da autarquia considerou que a entrega a privados seria «a única forma de resolver o problema».

Esta segunda-feira, Manuel Moreira relembrou que os camiões da Câmara «estão obsoletos» e que, por se tratar de um «trabalho muito duro e muito ingrato», há poucos interessados em trabalhar nessa área.

«Agosto é atípico, a população quase triplica e fizemos um esforço grande: comprámos mais contentores e alugámos um camião. Neste momento, já temos o estudo de viabilidade económica sobre a privatização, que virá a reunião de Câmara em Setembro. Os dados que temos aconselham-nos a tomar essa opção», disse.

O anúncio do autarca foi feito depois de uma questão levantada pelo vereador do PS, Pedro Costa, que reforçou ser necessário actuar nesta área, tendo em conta «o défice muito grande» na recolha de lixo.

«Este mês de Agosto é atípico, mas tem sido caótico, o que é muito preocupante. Estamos quase a entrar no período mais normal e não me parece que teremos melhorias na recolha de lixo», assinalou.

Numa ocasião anterior, Pedro Costa já dissera que o serviço deveria ser revisto e reforçado com investimento da autarquia nos seus próprios meios e sem recorrer à privatização.