Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

REGIÃO – -
Fundação Manuel António da Mota avalia trabalho da Loja Social de Esposende

A Loja Social de Esposende/Plataforma Colaborativa de Esposende recebeu a visita de dirigentes da Fundação Manuel António da Mota. O Município adiantou que “a presidente Maria Manuela Mota e Teresa Costa, do Conselho de Administração, foram conhecer o projeto na sequência da candidatura apresentada ao  prémio ‘Prémio Manuel António da Mota’ pela Câmara de Esposende, que figura entre as 10 instituições finalistas”.

Ler mais

BRAGA - -
Protecção Civil de Braga prolonga Período Crítico de Incêndios Rurais até 16 de Outubro

A Câmara de Braga informa que, tendo em consideração as circunstâncias meteorológicas prováveis para a 1.ª quinzena de Outubro, de temperaturas com valores acima do que é o padrão para a época, uma baixa probabilidade de ocorrência de precipitação e porque o território nacional se encontra em níveis elevados de valores de severidade meteorológica diária acumulada, prevê-se uma manutenção do risco de incêndio rural em níveis elevados.

Ler mais

CALDELAS – -
“Valor Humano” promove “Mercado do Pão nos Roteiros dos Moinhos” este sábado

O CLDS Valor Humano 3G, da Valoriza, promove este sábado o “Mercado do Pão nos Roteiros dos Moinhos”, uma iniciativa que vai decorrer no percurso pedonal do Ribeiro do Alvito, em Caldelas, entre as 14h30 e as 18h00.

O trajecto inicia junto ao Parque das Termas, com uma exposição de rua com 24 pontos de Cultura sobre Amares (História, Simbologia, Arquitectura, Personalidades, Lazer e Curiosidades).

Ler mais

TERRAS DE BOURO - -
“Gerês Acessível” promove actividades inclusivas

No próximo dia 10 de Outubro, a Associação Empresarial “Gerês Viver Turismo”, de defesa e promoção do Gerês vai promover, durante a manhã, actividades exclusivas para utentes das instituições AADVDB – Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga e CERCIFAF – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Fafe.

Ler mais

TERRAS DE BOURO – -
Secretária de Estado inaugura Espaços Cidadão na quarta-feira

A Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, inaugura na próxima quarta-feira, dia 3 de Outubro, os dois novos Espaços de Cidadão do concelho de Terras de Bouro. Pelas 11h00, a cerimónia decorrerá no edifício da Câmara Municipal de Terras de Bouro e pelas 12h30 na sede da Junta de Freguesia de Vilar da Veiga.

CULTURA – -
Amares promove Jornadas Europeias do Património até domingo

Arrancam esta sexta-feira e prolongam-se até domingo as Jornadas Europeias do Património, um evento em que três dos monumentos mais emblemáticos do Concelho de Amares estarão de portas abertas ao público. Mosteiro de Rendufe, Santuário de Nossa Senhora da Abadia e o Mosteiro de Santa Maria de Bouro são os três locais a explorar.

Para assinalar da melhor forma o ano europeu do Património Cultural serão ainda desenvolvidas algumas actividades de cariz pedagógico, como a partilha de memórias com os alunos do 1º ciclo nos centros escolares de Amares, no dia 28 de Setembro.

No dia 29, pelas 9h00, vai ser desenvolvida uma visita histórica guiada, sob o tema “Explorando a Abadia” e há noite decorre a encenação da obra do Padre António Vieira, “Sermão de Santo António aos Peixes”, seguida de uma conferência sobre a Vida e obra do mesmo, no Mosteiro de Santo André de Rendufe.

EDUCAÇÃO – -
Autorizada manutenção de duas turmas no Centro Escolar de Lago

A Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) autorizou a manutenção de duas turmas do pré-escolar no Centro Escolar de Lago. A informação foi confirmada ao jornal “O Amarense” pela vereadora da Educação da Câmara de Amares, Cidália Abreu.

«O senhor delegado regional mostrou-se receptivo a reapreciar o processo. Resta-nos agradecer à DGEstE e a todos os que se envolveram para que fosse possível manter as duas salas de aula em funcionamento», explicou.

Tal como noticiámos na segunda-feira, a vereadora, os presidentes de Junta de Lago e Barreiros, o presidente da Associação de Pais do Agrupamento e representantes dos pais do Centro Escolar reuniram, esta quinta-feira, na DGEstE no sentido de “reaverem” a turma do pré-escolar perdida.

Pelo meio, houve também reuniões de mediação entre o delegado regional da DGEstE, José Mesquita, e a Direcção do Agrupamento de Escolas de Amares liderada por Flora Monteiro.

Os pais já tinham avançado com um abaixo-assinado para reverter a decisão da tutela.