Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PAÍS – -
Novas notas de 100 e 200 euros entram em circulação a partir de Maio

As novas notas de 100 e 200 euros vão entrar em circulação na Europa a partir de 28 de Maio de 2019, terão a mesma cor, mas serão mais pequenas e com novos elementos de segurança, foi anunciado esta segunda-feira.

“Estas notas apresentam duas inovações na segurança no holograma satélite e no número esmeralda”, disse o administrador do Banco de Portugal Hélder Rosalino.

A apresentação das novas notas foi feita no complexo do Banco de Portugal do Carregado, no concelho de Alenquer, distrito de Lisboa.

De acordo com o administrador, as notas são “extremamente seguras”, porque tem sido “uma preocupação do Banco Central Europeu torná-las resistentes e resilientes à contrafacção”.

Quanto à dimensão, as novas notas terão menos cinco milímetros em altura comparativamente às actuais, ficando com o mesmo tamanho das de 50 euros, facilitando o seu manuseamento.

Aos jornalistas, o director do Banco de Portugal Pedro Marques explicou que o tamanho foi alterado porque “as notas de 100 são muito utilizadas em alguns países europeus” e assim cabem melhor na carteira.

Relativamente aos novos elementos de segurança, o responsável disse que o holograma satélite estará na parte superior da banda prateada e expõe símbolos do euro (€) que se movem em torno do algarismo do valor da nota.

O número esmeralda mostra também símbolos do euro dentro dos algarismos representativos do valor da nota.

As novas notas mantêm os desenhos de estilo arquitectónico, com as notas de 100 a manterem a cor verde e o desenho um estilo barroco e rococó.

As de 200 continuam amarelo-torrado e arquitectura de ferro e vidro.

Para a entrada das novas notas em circulação serão produzidas 2.300 milhões de notas de 100 euros e 750 milhões de notas de 200 euros.

O administrador do Banco de Portugal realçou que “não é preciso trocar” as notas antigas pelas novas, pelo que as duas “vão circular em simultâneo”.

“O processo de substituição vai ser gradual. Quando [as antigas] chegarem ao Banco de Portugal já não serão restituídas”, afirmou Hélder Rosalino, acrescentando que as notas antigas “nunca perdem o valor, mesmo as que fiquem guardadas”.

O responsável alertava assim para eventuais tentativas de burla que possam ocorrer porque “acontecem com alguma frequência quando se alteram notas em circulação”.

Com estas novas notas dá-se por terminada a implementação da série Europa do Euro, que se iniciou em 2013 com a substituição das notas de cinco e 10 euros, seguindo-se as de 20 e 50 e culminando agora nas de 100 e 200.

As de 500 euros não serão substituídas, ficando a circular as que já existem.

AGRICULTURA – -
Investimento de 200 mil euros para reabilitar regadios de Amares e Vila Verde

O Governo aprovou mais dois projectos de reabilitação de regadios tradicionais no distrito de Braga, num investimento público de cerca de 200 mil euros que beneficiará mais de 100 hectares nos concelhos de Amares e de Vila Verde.

Trata-se do regadio de São Bartolomeu, Pereira e Monte Chão, em Bouro Santa Maria, Amares, e do regadio da Levada da Ilhô, em Cervães, Vila Verde.

Ler mais

METEOROLOGIA – -
Protecção Civil alerta para o aumento do perigo de incêndio rural

Na sequência da informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Autoridade Nacional de Protecção Civil alerta que, até ao final da próxima semana, continuará o tempo seco e quente, com temperatura em valores acima da média para esta época do ano, intensificação do vento de quadrante leste e agravamento evolutivo do risco de incêndio.

Em comunicado, o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga relembra que, de acordo com as disposições legais em vigor e fruto do prolongamento do período crítico até 15 de Outubro, não é permitido:

– Realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos;
– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;
– Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
– O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
– A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

O CDOS de Braga recorda ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:
– Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
– Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
– Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

Desta forma, o CDOS de Braga recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

CULTURA – -
Grupo Folclórico do Vale do Homem comemora 10 anos

O Grupo Folclórico do Vale do Homem assinala uma década de actividade na próxima segunda-feira. O programa comemorativo inicia às 18h30, com uma eucaristia na Capela do Senhor dos Aflitos, em Lanhas. Às 20h00, haverá um breve actuação do grupo, também em Lanhas, seguindo-se o jantar comemorativo, pelas 21h00, no Restaurante/Pensão Rio Homem, em Terras de Bouro. Pelas 23h00 serão feitas algumas homenagens.