No âmbito das Jornadas Gualdinianas comemorativas do 9º centenário do nascimento de D. Gualdim Pais, e assumindo a tese do amarense Domingos Maria da Silva de que Barcelos é a terra de naturalidade deste herói, uma comitiva de barcelenses liderada pela vice-presidente da Câmara de Barcelos, Armandina Saleiro, rumou a Tomar, no dia 13 de outubro, data em que se completaram 823 anos do falecimento deste monge-guerreiro que foi braço direito de D. Afonso Henriques na consolidação da nacionalidade.
Dia: 17 de Outubro, 2018
TERRAS DE BOURO –
Dia do Município assinalado com homenagem a José Araújo
A Câmara de Terras de Bouro comemora, no próximo sábado, o Dia do Município, que este ano vai servir para homenagear, a título póstumo, o antigo presidente da autarquia José Araújo.
Nesta homenagem, o Município vai procurar «evidenciar a honradez, a solidariedade e o amor ao próximo, qualidades de vida, tantas vezes, demonstradas» pelo ex-autarca.
AMARES -
Município acolhe exposição sobre a “Missão Amares” até dia 31 de Outubro
A Câmara Municipal de Amares acolhe a partir de hoje, dia em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a exposição “Missão Amar(es) – um projecto uma proposta de vida”, um testemunho visual da experiência de voluntariado vivida nas províncias de Maputo e Chibuto, em Moçambique, pelo Clube de Solidariedade da Escola Secundária de Amares. A exposição vai estar patente até ao dia 31 de Outubro à entrada do edifício da autarquia, no horário de funcionamento dos serviços municipais.
AMARES –
Encerramento das Jornadas Gualdinianas nos dias 2 e 3 de Novembro
Aquele que é historicamente considerado o berço de D. Gualdim Pais, Amares, recebe nos próximos dias 2 e 3 de Novembro o encerramento das Jornadas Gualdinianas, que arrancaram em Barcelos, concelho que reclama também a “paternidade” desta personalidade histórica.
Em Amares, o programa abre na sexta-feira, dia 2, com uma exposição de ilustrações realizadas pelos alunos do Centro Escolar D. Gualdim Pais (Amares), às 11h00.
SAÚDE -
Bloco de Esquerda quer reversão da PPP do Hospital de Braga
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) pretende que o Governo esclareça se está disponível para reverter o Hospital de Braga para a gestão pública, uma vez que “as PPP são caras para o Estado e não trazem nem melhores cuidados de saúde, nem poupanças em relação à gestão pública”.