A turma B do 3º e 4º anos do Centro Escolar de Caldelas, do Agrupamento de Escolas de Amares, venceu, esta terça-feira, o Concurso Intermunicipal “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”, iniciativa integrada no projecto Plataforma + Cidadania.
Dia: 5 de Junho, 2019
METEOROLOGIA –
Depressão Miguel atinge Minho com chuva e ventos fortes a partir esta quinta-feira
Portugal continental vai ser afectado por uma superfície frontal fria de actividade moderada a forte a partir de quinta-feira na sequência da depressão Miguel, indicou esta quarta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, está previsto para o continente a ocorrência de precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, e que pode ser por vezes forte no Minho durante a tarde.
Está também previsto vento forte a partir da manhã nas regiões Norte e Centro, sendo de sul-sudoeste com rajadas até 80 quilómetros por hora e até 95 quilómetros por hora (km/hora) nas terras altas.
Durante a tarde, as rajadas de vento podem atingir valores da ordem de 95/100 km/h no Minho.
O IPMA destaca também que as zonas marítimas de responsabilidade nacional serão afectadas com vento e agitação marítima forte.
Em comunicado, o IPMA explica que a depressão Miguel está centrada a nordeste no arquipélago dos Açores e em deslocamento para leste-sueste, em direcção à Galiza.
VILA DO GERÊS –
Termas do Gerês abrem no dia 10 de Junho
As termas do Gerês vão abrir no próximo dia 10 de Junho, sabe “O Amarense”. No entanto, abrirá apenas a “buvete” e o SPA, sendo que os balneários continuarão encerrados.
BRAGA –
‘Braga Florida’ embeleza centro histórico da cidade
A Câmara de Braga distribuiu 450 floreiras a moradores e comerciantes de 84 ruas do centro histórico da cidade no âmbito da iniciativa ‘Braga Florida’, que conta com a parceria da Associação Comercial de Braga e juntas de freguesia da Sé, Maximinos e Cividade, S. João do Souto e S. Lázaro e S. Victor.
“Esperamos mobilizar a população no sentido de decorar a cidade, tornando-a mais florida. Este é mais um incentivo para quem reside em Braga, mas também um atractivo para quem nos visita”, afirma Altino Bessa, salientando o facto do número de novos inscritos ter triplicado em relação às edições anteriores.
Nos últimos anos, a autarquia, refere o vereador do Ambiente e Turismo, “distribuiu cerca de cinco mil floreiras com o objectivo de embelezar ainda mais a cidade e incentivar a população a decorar as suas habitações”.
Além das floreiras, este ano foram distribuídos vasos para renovar as floreiras entregues em anos anteriores.
EDIÇÃO IMPRESSA –
Jornal “O AMARENSE & CADERNO DE TERRAS DE BOURO” – edição de Junho 2019
O “casamento improvável” entre Pedro Costa e Domingos Júlio, que se preparam para formar uma «lista de consenso» para as eleições da Concelhia do PS de Amares, é a manchete da edição de Junho do jornal “O Amarense & Caderno de Terras de Bouro”.
Neste número, fique também a saber que os Bombeiros de Amares reclamam mais apoio e reconhecimento e que há mais 20% de pessoas a comprar passe de autocarro em Amares tendo em conta a aplicação da medida de redução dos tarifários.
Por Terras de Bouro, a Câmara ainda enfrenta dois processos movidos por “precários” e, a comemorar 30 anos, o Centro Social e Paroquial de Moimenta quer criar espaço de alojamento temporário para idosos.
Estas e outras notícias para ler na edição de Maio do jornal “O Amarense & Caderno de Terras de Bouro”, já nas bancas em diversos pontos dos dois concelhos, juntamente com o Desportivo Vale do Homem.
CULTURA -
Mostra de Paulo Jorge Magalhães marca arranque das comemorações dos 220 anos dos Sapadores de Braga
Está patente ao público até 11 de Junho, na Avenida Central, uma exposição fotográfica sobre a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga que estão prestes a comemorar 220 anos de actividade.
INOVAÇÃO –
Cientista da UMinho recebe bolsa do Conselho Europeu de Investigação para desenvolver penso inteligente para feridas
O Grupo 3B’s da Universidade do Minho está a criar um penso inovador para lesões de pele, baseado em hidrogéis, que mantém a humidade para uma cicatrização ativa e que consegue libertar biomoléculas adaptadas à ferida do paciente.