A ATAHCA encontra-se a promover o Programa de Formação-Acção para PME 2º Ciclo (2019-2021), que tem como propósito «elevar a capacidade competitiva das empresas participantes».
Dia: 12 de Fevereiro, 2020
BRAGA –
Homem detido por tráfico de droga no Sameiro
A GNR do Sameiro deteve esta quarta-feira, em Tenões, Braga, um homem, de 23 anos, por tráfico de estupefacientes.
TERRAS DE BOURO –
Terras de Bouro promoveu campanha de recolha de sangue
A sede do Centro Municipal de Valências, em Moimenta, acolheu a XII Campanha de Recolha de Sangue.
IGREJA –
Conferência Episcopal apoia realização de referendo sobre a eutanásia (c/ vídeo)
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou o seu apoio à realização de um referendo contra a despenalização da eutanásia em Portugal, propondo uma aposta nos “cuidados paliativos” como alternativa.
Recorde-se que a Assembleia da República agendou para o próximo dia 20 o debate e votação de quatro projectos de lei com vista à legalização da eutanásia, apresentados pelo PS, Bloco de Esquerda, PAN e Os Verdes.
“A opção mais digna contra a eutanásia está nos cuidados paliativos como compromisso de proximidade, respeito e cuidado da vida humana até ao seu fim natural. Nestas circunstâncias, a Conferência Episcopal acompanha e apoia as iniciativas em curso contra a despenalização da eutanásia, nomeadamente a realização de um referendo”, refere um comunicado dos bispos católicos, divulgado após a reunião mensal do Conselho Permanente que decorreu em Fátima.
O documento foi apresentado aos jornalistas pelo secretário da CEP, padre Manuel Barbosa.
Os bispos aludem à “hipótese da despenalização da eutanásia na Assembleia da República”, recordando as posições tomadas pela Igreja Católica em 2016, em particular a nota Pastoral ’Eutanásia: o que está em causa? Para um diálogo sereno e humanizador’, na qual se afirma que “nunca é absolutamente seguro que se respeita a vontade autêntica de uma pessoa que pede a eutanásia”.
“A sociedade tem de ser consultada – e o referendo é uma forma -, tem de ser ouvida sobre questões que são essenciais da própria vida. A legitimidade [do Parlamento] é, naturalmente, para servir o bem comum do povo, neste caso o povo português”, indicou o padre Manuel Barbosa.
O porta-voz da CEP considerou que, nesta situação, o referendo é uma forma “útil”, neste momento, “para defender a vida no seu todo, desde o princípio até ao seu fim natural”.
O responsável assinalou que a Igreja Católica se une a iniciativas da Ordem dos Médicos e de outras religiões, “contra a despenalização da eutanásia”.
O padre Manuel Barbosa “tem de se ouvir o que é que a sociedade no seu todo tem a dizer” sobre esta matéria, incluindo a Igreja Católica.
Para o secretário da CEP, as propostas de despenalização não foram suficientemente debatidas na campanha eleitoral para as Legislativas de 2019.
“Achamos que o debate deve continuar e a sociedade deve ser ouvida, numa questão essencial da vida, que nunca é referendável. Mas é uma forma de ouvir a sociedade, o que tem a dizer numa matéria tão importante da vida e da dignidade humana”, sustentou.
Na sua mensagem para Dia Mundial do Doente 2020 (11 de Fevereiro), o Papa reforça a sua oposição a projetos de legalização da eutanásia.
Dirigindo-se aos profissionais de saúde, Francisco pede que a sua acção vise “constantemente a dignidade e a vida da pessoa, sem qualquer cedência a atos de natureza eutanásica, de suicídio assistido ou supressão da vida, nem sequer se for irreversível o estado da doença”.
O texto refere que, em certos casos, a objecção de consciência pode ser uma “opção necessária” para os católicos que trabalham neste campo.
Nos últimos dias foram vários os responsáveis eclesiásticos que se manifestaram contra a eutanásia, com destaque para o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que neste fim-de-semana afirmou que “a pessoa deve ser sempre acompanhada com um ‘não’ rotundo a tudo aquilo possa obviar à vida dessa pessoa. Não à eutanásia, não ao suicídio assistido”.
“Quando uma sociedade entra por esses caminhos, essa mentalidade suicida alarga-se a toda a sociedade, que se torna ela própria suicidária”, acrescentou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, na homilia de uma missa, citado pela agência católica Ecclesia.
Também o Arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, considerou que a vida “é inviolável” e os cuidados paliativos “são a única resposta para garantir uma morte digna”.
CULTURA -
Espaço Vita acolhe concerto de Amancio Prada
O Espaço Vita, em Braga, recebe dia 29 de Fevereiro, pelas 21h30, um concerto de Amancio Prada, o reconhecido cantautor, um dos maiores divulgadores da lírica galega.
REGIÃO -
Dia dos Namorados. (Acredite ou não) Estudo diz que minhotos são pouco ou quase nada românticos
O grupo de analíticos do Picodi.com resolveu verificar estatísticas de procura na internet das frases mais “românticas” e criar uma classificação dos distritos mais românticos em Portugal. Braga está num triste 10.º lugar, precisamente a meio da tabela. E de Viana do Castelo, nem se fala: 18.ª posição…
AMARES -
X Jornadas de Fisioterapia “estimulam” nova revista científica do ISAVE
O ISAVE acolheu nas suas instalações, em Amares, as X Jornadas de Fisioterapia, que se saldaram pela «análise crítica e prática de doze casos por estudantes, cuja qualidade e diversidade de temas é o melhor impulso à criação de uma revista científica a lançar por esta Escola Superior de Saúde, no segundo semestre deste ano».
REGIÃO -
Recuperado material furtado no valor de 15 mil euros em Guimarães
O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal de Guimarães, identificou, esta terça-feira, 11 Fevereiro, um homem de 33 anos, pelo crime de furto e recetação, em São João de Ponte, Guimarães.
REGIÃO -
“V Feira 100% Agrolimiano” em Ponte de Lima nos dias 15 e 16 de Fevereiro
Abre portas no próximo sábado, 15 de Fevereiro, pelas 10h30, a “V Feira 100% Agrolimiano”, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, evidenciando a «essência genuína do sector primário do concelho limiano».
REGIÃO -
Viana do Castelo recebe concurso inter-escolas do Turismo de Portugal
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo acolhe, entre próximos dias 18 e 20, a edição 2020 do concurso inter-escolas, competição promovida pelas Escolas do Turismo de Portugal desde 2006.