A chanceler alemã, Angela Merkel, visita este domingo a região da Renânia-Palatinado, uma das zonas do oeste da Alemanha mais afectadas pelas inundações, que já causaram mais de 130 mortes, divulgaram autoridades locais.
Dia: 17 de Julho, 2021
PAÍS
Agências de viagens lamentam “vergonha que se está a passar” com greve nos aeroportos nacionais
O presidente das Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) lamentou este sábado a “vergonha que se está a passar” nos aeroportos portugueses, devido à greve da Groundforce, numa altura em que as empresas tentam reerguer-se da crise.
ENSINO SUPERIOR
“Bênção das Fardas” contou com duas dezenas de finalistas da licenciatura em Enfermagem do ISAVE
«O enfermeiro pode ser a faísca deste amor nos lares, nos centros de saúde e nos hospitais», afirmou esta manhã, na Cripta do Sameiro, o Coordenador Arquidiocesano da Pastoral Universitária de Braga. O pároco Eduardo Duque falava na celebração Eucarística que incluiu a bênção das fardas das duas dezenas de finalistas da licenciatura de Enfermagem do Instituto Superior de Saúde (ISAVE), em Amares.
ACTIVIDADE OPERACIONAL
GNR deteve 390 pessoas em flagrante na última semana
A GNR realizou um conjunto de operações em todo o território nacional, entre os dias 9 e 15 de Julho, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contra-ordenacional, tendo sido detidas 390 pessoas em flagrante delito no decorrer das mesmas.
SAÚDE
COVID-19. Portugal regista mais cinco mortes, 3.677 novos casos de infecção e 3.341 recuperados nas últimas 24h
Portugal regista, este sábado, mais cinco mortes e 3.677 novos casos de infecção por Covid-19 nas últimas 24h.
JUSTIÇA
Tribunal decreta despejo de loja de Imobiliária Daniela Costa
O Tribunal de Braga determinou o despejo da loja, em Braga, da empresária do imobiliário Daniela Costa, alegadamente por falta de pagamento de rendas.
REGIÃO
Município de Esposende protocola com Infraestruturas de Portugal instalação de semáforos em Antas
O Município de Esposende aprovou esta sexta-feira o acordo de gestão com a Infraestruturas de Portugal S.A., com vista à «instalação de semáforos na Estrada Nacional 13, no Cruzamento da Foz do Neiva, em Antas».
EDIÇÃO IMPRESSA
O tributo de Terras de Bouro a Carlos Pereira, «o filho da terra que tanto amava»
Numa cerimónia carregada de simbolismo e de emoção, a Câmara de Terras de Bouro homenageou, a título póstumo, Carlos Pereira com a entrega da Medalha de Honra em ouro e a atribuição do seu nome a uma rua. A homenagem ao antigo funcionário da autarquia e comandante dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, que vai também dar nome ao futuro auditório municipal, foi o ponto alto das comemorações do dia 10 de Junho.
BRAGA
Eixo Atlântico aposta na valorização e promoção turística da Eurorregião
O Eixo Atlântico está empenhado em valorizar Turismo na Eurorregião e em contribuir para que, no futuro, este sector tenha uma dinâmica superior através da implementação de estratégias de promoção turística agregadoras de todos os territórios. Esta é a conclusão do seminário sobre as estratégias de desenvolvimento turístico conjunto e a sua viabilidade no próximo o POCTEP (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal), um projecto financiado pelo Interreg Europe.
EUROPA
Isabel Carvalhais insiste no «reforço da componente social no Plano de Acção para o Atlântico»
«Criar uma macrorregião atlântica que impulsione projectos ambiciosos, que melhore a coordenação da utilização dos fundos da União Europeia para as regiões e que funcione de forma integrada, privilegiando as sinergias entre a dimensão marítima e a coesão económica, social e territorial» são propostas apresentadas num relatório da eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais.
«Acredito que a criação de uma macrorregião atlântica será muito importante, devendo avançar num modelo que tenha entre as suas principais prioridades o reforço da inclusão das autoridades regionais e do papel das regiões ultraperiféricas atlânticas na governação da Estratégia Atlântica», realça, em nota enviada, Estrada Carvalhais.
O documento dedicado a abordar a nova estratégia para a região atlântica foi apresentado e votado por unanimidade na Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu.
O relatório versou como principiais pontos, a «criação de uma macrorregião atlântica, que impulsione projetos ambiciosos para o Espaço Atlântico, que melhore a coordenação da utilização dos fundos da UE para as regiões e que funcione de forma integrada, privilegiando as sinergias entre a dimensão marítima e a coesão económica, social e territorial; uma análise aprofundada sobre os benefícios e desafios comuns da criação da macrorregião atlântica para os Estados-Membros e as suas regiões, de modo a garantir robustez à sua implementação e o bom funcionamento futuro; inclusão das especificidades das Regiões Ultraperiféricas no Plano de Ação Atlântico 2.0; a adição de uma componente social reforçada ao Plano de Ação para o Atlântico 2.0 que permita mais oportunidades para criação de empregos, oportunidades de formação e educação, em áreas como construção naval, aquacultura e pesca, em particular para os jovens; necessidade de incluir a cooperação com os países e territórios ultramarinos e com países terceiros do Atlântico, enquanto parceiros geoestratégicos para as regiões atlânticas da União Europeia e ainda o realça do papel das energias renováveis para atingir o objectivo zero carbono até 2050 e reduzir a dependência energética, em especial das ilhas da União Europeia, e ainda o papel da economia circular como medida de combate ao lixo marinho nas regiões atlânticas».