A realização de compras no comércio local, em Amares, dá direito a bilhetes para o circo de Natal, que por estes dias está instalado no Largo D. Gualdim Pais, no âmbito da programação natalícia.
Dia: 10 de Dezembro, 2022
AMARES
Crianças de Amares viveram Festa de Natal
A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Amares organizou, este sábado, uma Festa de Natal para os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do Agrupamento.
AMARES
Marcado de produtos locais instala-se na Galeria de Artes e Ofícios
A Galeria de Artes e Ofícios de Amares, situada na Praça do Comércio, em Ferreiros, acolhe deste este sábado o mercado de produtos e artesanato locais e uma exposição de Natal, aberta ao público até 23 de Dezembro.
FUTEBOL
Portugal perde com Marrocos e está fora do Mundial 2022
Portugal está fora do Campeonato do Mundo de futebol do Catar depois de ter perdido, este sábado, por 1-0, com a Selecção Nacional de Marrocos.
OPINIÃO
O poder da imaginação
A imaginação, sendo a capacidade ou predisposição para criar, inventar e transformar algo de forma diferente e combinar ou reorganizar aspetos, ideias ou elementos, de forma construtiva e inovadora. Albert Einstein afirmou quem eu acredito na intuição e na inspiração, a imaginação é mais importante que o conhecimento, pois o conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro.
A atividade imaginativa é algo que as crianças possuem com abundancia, construindo histórais abundantes de fantasia, numa caminhada conjunta da fantasia com a realidade. Já crescidos, a imaginação é uma ferramenta que reside em cada um de nós, construida palas nossas experiências, vivênciaas e sentimentos, sendo fundamental para encontrar novas ideias e soluções, bem como, novas formas de pensar e agir.
Podemos treinar a nossa imaginação através da mudança de perspetiva, procurando um “angulo” novo ou diferente, desafiando os pressupostos, os preconceitos, deixando as ideias correr livremente e sem limites, pensando o contrário, usando metáforas, visualizando imagens, invertendo as situações, encontrando paradoxos, novas hipóteses, caminhos e alterantivas, experimentando, interpretando, verificando, escutando e refletindo sobre o estado natural das coisas.
Para Dale Carnegie, a melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje, ou como refere Stephen Covey, eu posso mudar, eu posso viver da minha imaginação ao invés da minha memória, eu posso amarrar-me ao meu potencial ilimitado ao invés do meu passado limitado.
Criatividade e imaginação são conceitos inerentes à capacidade de conceber e aplicar combinações, interconexões e construtos diferentes dos habituais, procurando pensar e agir “fora da caixa” ou pensar sem caixa alguma, sendo relevante para toda a atividade humana, como nas artes, nas ciências, na cultura, no empreendedorismo, nas organizações, nas relações interpessoais, nas atividades diárias, na busca de soluções aos problemas.
Tendo em consideração que vivendo momentos dinâmicos, complexos e exigentes, onde é necessário implementar valores éticos e humanos procurando acrescentar valor e diferenciar positivamente, num equilíbrio contínuo ao nível da nossa própria sobrevivência e sustentabilidade, e em que a criatividade se torna numa “ferramenta” capaz de obter respostas aos desafios e problemas atuais e futuros.
VILA DO GERÊS
O Pai Natal radical chegou ao Gerês para distribuir presentes
A cascata do Zanganho, na Vila do Gerês, foi este sábado o palco de uma actividade radical, inovadora e solidária.
ACTIVIDADE OPERACIONAL
GNR deteve 423 pessoas em flagrante na última semana
A GNR realizou um conjunto de operações em todo o território nacional, entre os dias 2 e 8 de Dezembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, a fiscalização de diversas matérias de âmbito contra-ordenacional, entre outras, tendo sido detidas no decorrer das mesmas 423 pessoas em flagrante delito.
OPINIÃO
Chegamos ao Outono/Inverno
Opinião de João Ferreira
Finalizamos uma época tradicionalmente marcada pelos incêndios rurais e começamos um outro período que desponta outros perigos que potenciam riscos vários.
Mesmo com mudanças do clima, este período fica marcado com chuva e baixas de temperatura. Começa o uso de combustíveis lenhosos para aquecimento, vêm as primeiras chuvas intensas, acontecimentos normais se não tiverem consequências.
Surgem os incêndios nas chaminés, garagens inundadas, ruas alagadas, quedas de árvores, movimento de terras.
Como testemunho de António Barreto “ (…) instala-se o caos urbano às primeiras chuvas, espalha-se pelas ruas a areia, pedra e brita, desfazem-se os montinhos de entulho à beira das obras inacabadas (…) desabam as casas velhas, mal conservadas e cedem as modernas construídas à pressa. Os bairros antigos estão podres. Os modernos rodeados de lamaçal (…) Toda a gente pergunta de quem é a culpa? Das bombas atómicas, dos frigoríficos, do buraco do ozono, do efeito de estufa, das construções, das barragens, dos automóveis, da urbanização selvagem, da modernização, da agricultura intensa, dos planos autárquicos ou dos governos? Quem sou eu para responder? Só sei uma coisa: NÃO É SOBRETUDO DO CLIMA”
Prepare-se para as diferentes épocas do ano. Neste período limpe a sua chaminé, ao longo do tempo e a constante utilização das lareiras, através da combustão, é criada nas paredes uma substância altamente inflamável chamada de creosoto, que não sendo removida pode provocar incêndios. Aconselha-se assim a limpeza das chaminés por equipas especializadas ao fim de cada queima de duas toneladas de lenha. Segundo dados da ANEPC, a maioria de chamadas de incêndio estrutural para os bombeiros correspondem a incêndios em chaminés. Se tiver um incêndio na chaminé ligue 112 ou para o seu Corpo de Bombeiros local, colabore e siga as indicações. Em segurança remova ou extingue o material incandescente (fonte de calor), feche as portas e janelas (para não aumentar a combustão) e não projete água para a chaminé. Evacue o espaço com calma e em segurança, pessoas e animais.
Quanto a um outro risco, o das inundações, estas devem-se por vezes à pouca permeabilidade dos solos (aumentando a escorrência) e mau dimensionamento para a circulação de águas pluviais. Há outros factores que agravam, mas estes talvez possamos “manipular” como manter as sarjetas/caleiros desimpedidas/limpas, remover folhas, lixo, terra. Evite terras soltas ou outros materiais que possam ser arrastados pela chuva e provoquem obstruções. Numa vertente mais ambiental, aproveite e recolha e armazene água das chuvas para reutilização, use para regas, limpezas, entre outros usos. Verifique árvores com algum porte, se não estão enfraquecidas e que possam partir com ventos fortes.
Com o Natal e as suas decorações tenha muito cuidado com as instalações elétricas.
O clima está em constante e brutal mudança. Hoje o tempo está assim, amanhã, mesmo com as previsões, quem sabe? Esteja atento aos avisos e aos conselhos dados. Se verificar algum perigo que não possa ou consiga resolver com meios próprios, informe/comunique às autoridades competentes e sinalize esse perigo.
Tenha uma boa época natalícia, em segurança.
Prepare-se, seja o principal agente de Proteção Civil.
EDIÇÃO IMPRESSA
«Por vezes dizem-nos que esta Mesa Administrativa fez mais em quatro anos do que todas as outras em 40»
Uma análise ao passado com os olhos postos no futuro. Em entrevista ao jornal “O Amarense”, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Amares, Álvaro Silva, faz o balanço do trabalho dos últimos quatro anos, realça a inversão dos resultados contabilísticos negativos e o lançamento de obras e apresenta as razões para a recandidatura a novo mandato. «Sentimo-nos muito orgulhosos da transformação que está a ocorrer na instituição», garante.
FUTEBOL
Portugal enfrenta Marrocos com os olhos postos nas meias-finais do Mundial
A Selecção Nacional de Portugal defronta este sábado, a partir das 15h00, a equipa de Marrocos em duelo dos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de Futebol.