O Circuito, programa de serviço educativo de Braga como cidade criativa da UNESCO para as Media Arts, apresentou esta sexta-feira um conjunto de actividades que, de Setembro a Dezembro, pretendem criar novas ligações e novos encontros entre as media arts e a comunidade
Dia: 8 de Julho, 2023
MUNDO
Saiba quais são as cidades mais habitáveis do mundo
Pelo segundo ano consecutivo, a capital austríaca Viena, foi considerada cidade mais habitável do mundo este ano, seguida por Copenhaga, na Dinamarca.
SOUTO (Terras de Bouro)
Comunidade ‘aplaudiu’ Tunas Académicas da Universidade do Minho durante a ‘Festa do Estudante da Paróquia de Souto’
Uma noite diferente e animada. Foi assim em Souto, Terras de Bouro, este final de tarde/noite, a ‘Festa do Estudante da Paróquia de Souto’. A população local viu, ouviu e aplaudiu as três tunas da Universidade do Minho que atuaram na zona envolvente à igreja paroquial local.
CALDELAS (Amares)
Festival do Bacalhau cresce e faz as delícias de milhares durante o fim-de-semana
As pataniscas, os bolinhos, a feijoada, à braz, de cebolada, à zé do pipo, de mil e uma maneiras. Aí está o ‘Festival do Bacalhau de Caldelas’, um dos certames que ganha maior expressão, de ano para ano. Este final de tarde/noite, agitavam-se as panelas, os cozinheiros e as cozinheiras, a preparar as diferentes delícias derivadas do bacalhau. Na maioria, pataniscas (ou bolinhos) acompanhadas pelo arroz de feijão, na terra de grandes cozinheiros/as, onde pontua o caldelense ilustre ‘chef Silva’.
REGIÃO
Galaicofolia regressa dia 20 ao Castro de S. Lourenço em Esposende
“Existe uma forma de festejar nascida há mais de 2000 anos.” Este o mote da Galaicofolia, que depois de três anos de interregno, regressa, entre os próximos dias e 20 a 23, ao Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, Esposende.
BRAGA
‘Vinho Verde Fest’ agita a Avenida Central este fim-de-semana
A Avenida Central, em Braga, acolhe, este fim-de-semana, mais uma edição do Vinho Verde Fest – Braga. Um festival de vinho verde, organizado pelo Município de Braga e pela Associação Empresarial de Braga, que já vai na sua 10ª edição. Os vinhos de Amares também estão representados, pela Quinta D’Amares e os Socalcos do Bouro.
TEMPO
A chuva vai embora e o sol volta a brilhar no Minho este domingo
A chuva, que marcou presença esta madrugada e manhã no Minho, vai embora e o sol volta a brilhar mais intensamente a partir deste domingo. E as temperaturas vão subir gradualmente na próxima semana, até aos 31ºC já na segunda-feira, segundo as previsões do IPMA.
OPINIÃO
A relevância do marketing de causas…
Podemos caracterizar marketing de causas como uma gestão estratégica pensada, ponderada e com potencial de implementação nas atividades concretas, orientadas nas ações de responsabilidade social, na sustentabilidade e na capacidade de construção de um mundo melhor, envolvendo os consumidores, colaboradores e organizações beneficiárias.
A preocupação pelas causas sociais, preservação dos fatores ambientais, diminuição da poluição, a redução ou eliminação dos produtos de plástico, a utilização de energias alternativas, a preservação da diversidade das espécies, a preservação dos oceanos, a procura constante de produtos biológicos e eco eficientes, continua a ser uma preocupação de um conjunto, cada vez mais considerável de consumidores.
Embora exista um longo caminho a percorrer, a consciencialização, pragmatização, mobilização e o seu alinhamento com as orientações políticas, económicas e sociais continua a ser um verdadeiro desafio para uma mudança estrutural de mentalidades, ao nível do comportamento do consumidor, bem como, das organizações, aspetos fundamentais para o nosso futuro coletivo.
Ao nível do comportamento dos consumidores assistimos a um conjunto de tendências de mudança de mentalidades, tais como, a rejeição do plástico, a cultura vegana, a constante procura de produtos biológicos, a preferência pela proximidade privilegiando a compra de produtos locais, a cultura da reciclagem, através da reutilização, reparação de produtos, dando-lhes uma “vida nova”, diminuição do desperdício alimentar, bem como, a adoção do uso de produtos não derivados de exploração animal.
Algumas das tendências importantes para o futuro residem na capacidade de construir “marcas com propósito” capazes de influenciar comportamentos, acrescentar valor ao mercado e acima de tudo, ajudar a construir um mundo cada vez mais inclusivo e sustentável.
A “omnicanalidade” como capacidade de comunicar e distribuir produtos e serviços, colocando, no centro de todas as decisões dos consumidores, em aspetos como, a comodidade, eficiência e experiência, utilização, interação, antes, durante e depois da gestão operacional de compra, bem como, na conectividade da jornada do cliente.
Modelos de negócios relevantes e com valorização dos seus produtos e serviços, que possuam utilidade, versatilidade e performances adequadas às exigências, cada vez maiores, ao nível da alinhamento e satisfação das necessidades, desejos, aspirações dos atuais e futuros consumidores com novas e relevantes preocupações relevantes para o futuro da humanidade.
SOUTO (Terras de Bouro)
‘Festa do Estudante da Paróquia de Souto’ animada por Tunas Académicas da UM esta noite
É já este final de tarde e noite que o Grupo de Jovens de Souto, Terras de Bouro, organiza a ‘Festa do Estudante da Paróquia de Souto’. O evento enquadra uma eucaristia, pelas 19h30, seguido de atuação de três tunas da Universidade do Minho.
PAÍS
Protecção Civil alerta para Verão “muito perigoso” e mais difícil do que 2022
O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou esta sexta-feira que o Verão de 2023 “vai ser mais difícil” do que o do ano passado em matéria de incêndios, mas garantiu que o país está preparado.