A Câmara de Braga preparou um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável que visa garantir uma “mudança organizacional estratégica” por via da institucionalização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), difundir a Agenda 2030 pelo universo municipal, anunciou este domingo a autarquia.
Dia: 7 de Janeiro, 2024
POLÍTICA (Braga)
Eleições. CDU reclama medidas contra aumento do custo de vida na visita ao mercado de Braga
Sandra Cardoso, 1.ª candidata da CDU à Assembleia da República por Braga, visitou o mercado municipal, onde, no contacto com vendedores e utentes, voltou a apontar o dedo aos grandes grupos económicos como principais beneficiários dos aumentos de preços de bens e serviços essenciais, dos alimentos à energia, dos transportes à habitação. E apresentou propostas para fazer face ao aumento do custo de vida.
BRAGA (Reis)
Tarde de tradição no ‘Encontro de Grupos de Reis’ de Braga
O XXXVI Encontro de Grupos de Reis de Braga levou tradição e muita animação ao Altice Forum Braga. Esta tarde, numa inserida no programa ‘Braga é Natal’, passaram pelo palco 13 grupos do Concelho de Braga com o objectivo de preservar a tradição de Cantar os Reis.
TRADIÇÃO
Doze grupos de Terras de Bouro brilharam em Encontro Concelhio de Cantares de Natal e de Reis
O auditório municipal de Terras de Bouro recebeu, este domingo, o XXIII Encontro Concelhio de Cantares de Natal e de Reis, que juntou 12 grupos participantes.
ACIDENTE (Galiza)
Português emigrante na Suíça morre em acidente na Galiza
Um homem de nacionalidade portuguesa, que estava emigrado na Suíça, morreu, na sexta-feira, num acidente de viação em Malpica, na Galiza, Espanha.
MÚSICA (Região)
Músicas de Variações integram concerto de ano novo em Esposende
As músicas do amarense António Variações integram o reportório do ‘Concerto de Ano Novo’ em Esposende, que tem lugar no dia 13 de Janeiro, no Auditório do Centro Paroquial de Palmeira de Faro. É um espetáculo que será dinamizado pelo Coro Ars Vocalis.
MOBILIDADE
Alta velocidade Galiza-Portugal é «absolutamente prioritária», afirma ministro espanhol
O ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade Sustentável, Óscar Puente, garantiu em Pontevedra, na Galiza, que a ligação ferroviária da região a Portugal permanece «absolutamente necessária e prioritária» para o Governo de Madrid.
LEGISLATIVAS
Torcato Ribeiro é o mandatário da CDU no distrito de Braga
O vimaranense Torcato Ribeiro foi escolhido pela CDU como mandatário da sua candidatura à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Braga, cuja lista é encabeçada por Sandra Cardoso.
TRADIÇÕES (Minho)
Já se cantam as Janeiras pelas ruas de Viana do Castelo
Desde ontem e até ao fim do mês de Janeiro, 21 grupos de Viana do Castelo estão a “Cantar as Janeiras” pelo centro histórico da cidade, dinamizando a cidade e o comércio tradicional no primeiro mês do novo ano.
OPINIÃO
A motivação
Hélder Araújo Neto
(Psicólogo Clínico)
O que me motivou a escrever este artigo foi o facto de o mesmo ser publicado no início de janeiro, quando muitas pessoas iniciam, ou tentam colocar em prática, as resoluções de Ano Novo. Pretendo, desta forma, tentar esclarecer o leitor sobre os mecanismos da motivação. Existem muitas teorias que tentam explicar esse fenómeno complexo – como a Teoria da Hierarquia das Necessidades, desenvolvida por Abraham Maslow, ou a Teoria da Autodeterminação, dos psicólogos Deci e Ryan.
No entanto, a teoria que pretendo descrever, é a que utilizo com os meus pacientes, uma vez que, na minha perspetiva, quando se trata de compreender e promover mudanças de comportamento, a Teoria da Motivação, de James O. Prochaska, emerge como uma ferramenta inovadora e relevante. Esta teoria tem desempenhado um papel crucial na compreensão da psicologia da mudança e na implementação de estratégias eficazes para a promoção de, por exemplo, estilos de vida mais saudáveis.
Prochaska propôs um modelo conhecido como “Modelo Transteórico de Mudança”. Este modelo identifica diferentes estágios, pelos quais as pessoas passam ao tentar modificar comportamentos indesejados ou adotar hábitos mais saudáveis. Os estágios incluem: pré-contemplação, contemplação, preparação, ação, manutenção e recaída. Na fase de pré-contemplação, os indivíduos não estão cientes, ou não reconhecem, a necessidade de mudança.
A contemplação marca o estágio em que a pessoa reconhece a necessidade de mudança, mas ainda não está comprometida com a ação. A preparação é caracterizada por um aumento da intenção de mudar, seguida pela fase de ação, na qual ocorre a implementação real das mudanças desejadas. A manutenção refere-se à consolidação dos novos comportamentos e a recaída reconhece a possibilidade de retrocesso para comportamentos antigos.
Uma das características notáveis da teoria de Prochaska é a ênfase na individualização do processo de mudança. Cada pessoa pode estar num estágio diferente, e as abordagens personalizadas são mais eficazes do que as abordagens generalizadas. A utilização deste modelo auxilia a adaptação de estratégias de intervenção, reconhecendo que as técnicas eficazes para uma pessoa podem não ser tão eficazes para outra. Além disso, esta teoria destaca a não linearidade do processo de mudança.
As recaídas não são vistas como falhas permanentes, mas como oportunidades para aprender e ajustar as estratégias de intervenção. Este processo contribui para uma abordagem mais compreensiva, compassiva e realista relativamente aos desafios associados à mudança de comportamento.
A aplicação prática da Teoria da Motivação de Prochaska (e, como sabemos, não existe nada mais prático do que uma boa teoria) tem sido observada em diversos campos, como, por exemplo, na saúde, na psicologia clínica, na educação e na promoção da saúde. Programas de prevenção de doenças, intervenções para cessação do tabagismo e outras adições, a promoção de atividade física são apenas alguns exemplos de áreas em que essa teoria tem sido implementada com sucesso.
A motivação é um ingrediente vital para o sucesso pessoal e profissional. Cultivar uma mentalidade motivada envolve uma combinação de fatores internos e externos, resiliência emocional e a capacidade de aprender com os desafios. Ao compreendermos os mecanismos da motivação, podemos moldar o nosso destino. Assim, para terminar, havendo o prezado leitor efetuado resoluções de Ano Novo, existe a necessidade de se perceber em que fase, em que estágio de prontidão para a mudança se encontra, devendo ajustar os seus comportamentos a essa mesma fase, para que tenha mais sucesso com os respetivos objetivos.