Depois de acusar a governação da AD de cortar em 68 milhões de euros o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), José Luís Carneiro anunciou as intenções de atingir 3% do PIB em 2030 para a Ciência – 1/3 de investimento público e 2/3 de investimento privado -, e o reforço com mais 500 lugares de investigador de carreira nas Instituições de Ensino Superior.
Dia: 10 de Maio, 2025
EDIÇÃO IMPRESSA
Guarda prisional condenado a pena suspensa por tentar assaltar casa de emigrante em Dornelas
Um outro arguido foi absolvido por falta de provas. Segundo suspeito fugiu e não chegou a ser identificado pela GNR.
FISCALIZAÇÃO (GNR)
GNR reforça vigilância das florestas contra incêndios e já deteve 18 pessoas
Oitenta postos de vigia e mais de 140 câmaras de vigilância florestal foram ativados para prevenir e detetar incêndios, no âmbito da Campanha Floresta Segura, disse hoje a GNR, que já deteve 18 alegados incendiários.
OPINIÃO
(I)mobilidade
Opinião de Marco Alves
As novas tecnologias são uma realidade e uma vertente que de certa forma não podemos ignorar. Elas estão presentes na maioria das áreas da nossa vida, sejam na economia, na saúde, no ensino, na justiça ou nos transportes. A mobilidade é fulcral num sistema para garantir um movimento fluído e prático de forma a que as pessoas se movam com qualidade. Um tema com particularidades complexas, com o nosso país a assumir o compromisso de atingir a meta da taxa carbónica, estipuladas pela UE para o bem necessário do planeta. Embora estas medidas não sejam suficientes para salvaguardar da catástrofe, é um passo fundamental.
Um estudo efetuado em outubro de 2024, pela Católica Lisbon School of Business & Economics, alertou que Portugal tem carência de automóveis elétricos e falta de medidas de incentivo para a instalação de pontos de carregamento, determinando que Portugal não atingirá as metas de neutralidade carbónica que assumiu.
Existem em Portugal entre 130 mil a 140 mil veículos automóveis 100% elétricos, o objetivo para 2050 era ter 100% do parque automóvel elétrico e com uma meta intermédia de 36% em 2035.
A Noruega tem um financiamento público para ter pelo menos dois postos de carregamento a cada 50km de estrada e foram criados acessos a vias de transportes públicos, portagens subsidiadas e estacionamentos gratuitos. Na Alemanha, através de investimento público, foram instaladas 9.000 tomadas e 1.000 postos de carregamento rápidos e ultrarrápidos.
Creio que a nossa sociedade tem perfeita consciência da realidade de que as viaturas elétricas, independentemente do valor da viatura e da eficiência na utilidade diária, vieram para ficar e por longos anos.
Na minha opinião, o próximo Governo, seja ele qual for e de preferência com prazo alongado, em conformidade com os novos autarcas, deverá assumir e reescrever o compromisso interno das metas carbónicas, apresentando e realizando projetos a curto prazo. A fim de evitar derrapagens financeiras nas infraestruturas e erradicar, literalmente, a novo formato de “estendais”, as extensões de tomadas, que possivelmente podem surgir em grande número nos edifícios habitacionais.
E por falar em Governo, nas últimas semanas tem sido colocada uma possibilidade de maioria da AD com a IL e a forte possibilidade de CGP (Carlos Guimarães Pinto) assumir a pasta de ministro da Modernização Administrativa. Quem sabe se não seria um passo fundamental e transformador ao invés do que tem existido em Portugal: os processos burocráticos e morosos, muitos deles autárquicos, que tanto afligem milhares de portugueses.
“É melhor o desconforto do crescimento do que o comodismo da imaturidade”.
TERRAS DE BOURO
Cascata do Tahiti em obras no verão
As obras na cascata de Fecha de Barjas, conhecida como cascata do Tahiti, vão decorrer durante o verão, executando o projeto que já estava previamente definido e que tem o objetivo de “reforçar a segurança” naquele local, adiantou o presidente da Câmara.
AMARES
Autores de ‘palmo e meio’ mostraram ‘Histórias em Rede’ na Biblioteca de Amares
As crianças das escolas de Amares foram as protagonistas de ‘Histórias em Rede’, numa iniciativa integrada na Feira do Livro e Mostra Pedagógica.
PAÍS
“Até por mim mesmo já me fiz passar”. Biblioteca de Alcântara mostra retrospetiva da obra de Arlindo Fagundes
A Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho recebe, a partir do próximo dia 15, a exposição ‘Até por mim mesmo já me fiz passar – Unidade e diversidade na obra plástica de Arlindo Fagundes’, autor multidisciplinar (e multipremiado) recentemente falecido.
EDIÇÃO IMPRESSA
Assembleia Municipal de Amares aprova contas com abstenção do PS
Último relatório apresentado pelo atual executivo.
REGIÃO
Guimarães conclui participação na Conferência da Missão 100 Cidades
Guimarães concluiu a participação na Conferência Anual da Missão 100 Cidades, em Vilnius, capital da Lituânia e Capital Verde Europeia 2025. Após marcar presença na Sessão Plenária de Abertura, esta terça-feira, o município esteve envolvido, ao longo dos últimos dias, em várias sessões de trabalho, onde apresentou o ponto de situação da estratégia climática que está a ser implementada na cidade. O evento terminou esta quinta-feira.
EDIÇÃO IMPRESSA
PS anuncia 10 candidaturas próprias e apoio de duas independentes nas freguesias
Partido espera fechar todas as listas até ao final deste mês.