Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
OPINIÃO

OPINIÃO -
Saiba mais sobre… Profilaxia pré-exposição ao VIH

Artigo de Patrícia Bastos, Especialista em Enfermagem Comunitária na Unidade de Saúde Pública ACeS Cávado II – Gerês/Cabreira

O QUE É A PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO (PrEP)

PrEP significa profilaxia pré-exposição e está in- dicada em PESSOAS SEM INFEÇÃO pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) mas que têm risco aumentado de o contrair, pelo consumo de drogas injetáveis ou através de relações sexuais com pes- soas que estão ou podem estar infetadas por VIH.

Esta profilaxia consiste na toma de um compri- mido que contém os fármacos emtricitabina e te- nofovir. Estes fármacos também são usados para tratar o VIH, em associação com outros.

Os estudos mostram que a PReP diminui o risco de contrair VIH por via sexual em 99% e em 74% nas pessoas que consomem drogas injetáveis.

A eficácia (capacidade de evitar a infeção VIH) é menor se não for tomada corretamente e aumen- ta se for associada as outras medidas preventivas, como o uso de preservativo.

A QUEM SE DESTINA A PrEP

A PrEP está indicada naqueles que têm um risco aumentado de contrair o VIH, nomeadamente pes- soas que:

• Foram diagnosticadas com uma Infeção Sexual- mente Transmissível (ISTs) nos últimos 6 meses (he- patites, sífilis, gonorreia, uretrite, condilomas, etc.);

• Têm relações com parceiros que não sabem se têm VIH ou não;

• Fizeram profilaxia pós-exposição nos últimos 6 meses;

• Têm relações sexuais a troco de dinheiro ou dro-

gas;
• Têm relações sexuais com parceiros que são VIH

positivos e que não fazem a medicação para o VIH, não estando a carga viral controlada;

• Têm relações sexuais sem preservativo com pes- soas com elevado risco de aquisição de infeção pelo VIH (como reclusos, utilizadores de drogas, profissionais do sexo);

• Têm relações sexuais sob efeito de drogas;

• Usam drogas injetáveis e que partilham, com outras pessoas, agulhas, seringas ou outro mate- rial de preparação da droga;

• Casais em que um tem VIH e o outro não e que estão a tentar engravidar.

As pessoas elegíveis para realizarem PrEP têm que ter um teste recente ao VIH negativo!

HÁ OUTRAS FORMAS DE IMPEDIR QUE SEJA INFETADO POR VIH?

A PrEP protege contra o VIH, MAS NÃO PROTEGE DE OUTRAS INFEÇÕES SEXUALMENTE TRANSMIS- SÍVEIS como a sífilis, a gonorreia, a clamídia e as hepatites. O PRESERVATIVO é fundamental para a prevenção de outras infeções.

Além disso, não devemos partilhar artigos pes- soais que possam ter sangue como: escovas de dentes, lâminas de barbear, agulhas ou paraferná- lia associada ao consumo de drogas injetáveis.

Também existe a profilaxia pós-exposição (PPE), que consiste na toma de medicação, depois de ter havido uma exposição de risco ao VIH (relações sexuais sem uso de preservativo ou em que o pre- servativo se rompeu, contacto com sangue, entre outros).

Existe contudo um intervalo de tempo máximo para o seu início (72 horas), pelo que se deve diri- gir a uma urgência hospitalar o mais rapidamente possível. Nesta situação, a medicação é realizada todos os dias, durante 28 dias e DESTINA-SE APE- NAS A SITUAÇÕES EM QUE O RISCO DE ADQUIRIR O VIH FOI IMPREVISTO!

COMO PODE TER ACESSO À PrEP

A PrEP está atualmente disponível em Portugal nos hospitais que integram a rede de referencia- ção hospitalar para a infeção por VIH, sendo a sua prescrição realizada por médicos especialistas, após avaliação do risco de aquisição de infeção por VIH e de outras infeções sexualmente trans- missíveis, mediante o consentimento informado da pessoa.

O Serviço de Doenças Infeciosas do Hospital de Braga, criado em abril de 2021, estabeleceu como uma das áreas prioritárias de atuação a prevenção e tratamento de infeções de transmissão sexual, incluindo a infeção pelo VIH. Consequentemente, desde julho de 2021, está disponível a consulta de PrEP.

O acesso dos cidadãos à consulta de PrEP pode ser efetuado por várias vias:

• Referenciação através de consulta médica (Cen- tro de Saúde ou Hospitalar);

• Referenciação a partir de instituições comunitá- rias (Abraço, Checkpoint Lx ou outras);

• Diretamente pelo utente: Presencialmente no secretariado da consulta de Doenças Infeciosas do Hospital de Braga (situada junto à entrada da urgência de pediatria) ou através de contacto por e-mail para: [email protected] -saude.pt

Agora que já detém esta informação, não hesite em pedir ajuda. Proteja-se, previna a infeção por VIH!

 

Fonte:

– SNS 24. Prevenção da Infeção por VIH. Disponível em: https:// www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/vih/prevencao-da- -infecao-por-vih/

– Direção-Geral da Saúde. Norma 025/2017 de 28 de novembro – Profilaxia de Pré-exposição da Infeção por VIH no Adulto.

– Hospital de Braga. Guia para quem quer fazer PrEP – Profilaxia Pré-exposição. Serviço de Infeciologia do Hospital de Braga.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS