Ponte da Barca acolhe, hoje e amanhã, mais uma edição alargada dos Domingos Gastronómicos com um fim de semana inteiro dedicado à Posta Barrosã, prato típico da região servido com “arroz malandro” ou “batata a murro”, servido nos restaurantes locais. Em simultâneo, escolhe a “Rainha das Vindimas”.
A iniciativa é uma oportunidade para saborear este prato delicioso, acompanhado pelos melhores vinhos da região e por paisagens naturais deslumbrantes.
O evento conta com a adesão de cinco restaurantes: Churrasqueira Barquense, Emigrante, Novas Ponte, O Moinho e Santana, estabelecimentos conhecidos pela qualidade da sua gastronomia e pela excelência do seu serviço, o que torna a iniciativa ainda mais apetecível.
A Posta Barrosã é um prato tradicional e emblemático da região, feito com carne barrosã, uma raça autóctone com caraterísticas únicas conferidas pelas pastagens da Serra Amarela. Com um sabor inigualável e uma textura suculenta, a Posta Barrosã é um prato de excelência que já conquistou muitos apreciadores da boa gastronomia.
RAINHA DAS VINDIMAS
Já esta noite, e depois de forrar o estômago com esta delícia gastronómica, pode assistir à gala de eleição da Rainha das Vindimas, às 21h30, na Casa da Cultura. O evento tem como objetivo selecionar a representante de Ponte da Barca para a final do prestigiado concurso nacional “Rainha das Vindimas de Portugal”, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
Durante o evento, as candidatas irão desfilar em três categorias distintas: roupa prática, vestido de noite e traje regional. Cada momento será um espetáculo cheio de glamour, que combina a beleza das participantes com a valorização das tradições vitivinícolas tão enraizadas na nossa região.
A Rainha das Vindimas desempenhará um papel fundamental na divulgação e representação do nosso concelho ao longo do ano, participando em eventos e iniciativas relacionadas com o setor vitivinícola. Além disso, a vencedora vai representar o nosso concelho na final nacional do concurso, onde terá a oportunidade de demonstrar a excelência do nosso vinho e a riqueza da nossa cultura.
A gala vai ser abrilhantada ainda pelo espetáculo musical do grupo Non Talkers, duo indie pop luso-belga.